Monday, December 14, 2009

Ferreira Gullar fala sobre F. Pessoa

Ferreira Gullar eh poeta brasileiro, ensaísta, autor de vários livros de Ensaios, Teatro, Traduções, Biografia, Ficção, Crônicas, poesia, Antologias., na materia que escreveu para o caderno da Folha de Sao Paulo sobre as pessoas de pessoa, que achei neste site: http://www.pessoa.art.br/?p=540, ele esta tentando comprovar que Pessoa nao era um dramaturgo que se baseia em pessoas de verdade para criar a diversidade poetica dele, e sim um poeta multi-facetado que precisou criar outras personalidades a parte dele mesmo para poder "exibir" todo seu talento que nao cabia em uma pessoa so. Mas no meio dessa discussao, ha este trecho que fala de uma hipotese da personalidade dividida dele ter origens antes de mais nada hormonais:
 
Homossexualismo Irrealizado
Mas há um outro dado a acrescentar a esse quebra-cabeças: o homossexualismo irrealizado de Fernando Pessoa. Mais uma vez recorremos a suas próprias palavras: “Não encontro dificuldade em definir-me: sou um temperamento feminino com uma inteligência masculina. A minha sensibilidade e os movimentos que dela procedem, e é nisso que consistem o temperamento e a sua expressão, são de mulher. As minhas faculdades de relação -a inteligência e a vontade, que é a inteligência do impulso- são de homem”. Adiante ele diz: “Reconheço sem ilusão a natureza do fenômeno. É uma inversão sexual fruste. Pára no espírito”. Mas vejamos o que se segue: “Sempre, porém, nos momentos de meditação sobre mim, me inquietou, não tive nunca a certeza, nem a tenho ainda, de que essa disposição do temperamento não pudesse um dia descer-me ao corpo. Não digo que praticasse então a sexualidade correspondente a esse impulso; mas bastava o desejo para me humilhar”.
Esse texto deixa claro a drástica reprovação de Pessoa à prática do homossexualismo (que ele considera humilhante), assim como o temor de que, contra a sua vontade, esse impulso lhe descesse ao corpo e o submetesse. “Somos vários desta espécie, pela história abaixo”, afirma, referindo-se em seguida a Shakespeare e Rousseau, para sublimar seu receio “da descida ao corpo dessa inversão do espírito”, “como nesses dois desceu”. Seria descabido imaginar que, diante dessa ameaça, diante desse corpo que poderia a qualquer momento traí-lo, que Pessoa decidisse não viver, reduzir sua vida à vida da inteligência (sua parte masculina), e assim escapar à desgraçada possibilidade de tornar-se um homossexual? Não seria essa divisão interior -um homem e uma mulher na mesma pessoa- o início de sua despersonalização, da divisão do eu e ao mesmo tempo da invenção de outras personalidades, em lugar da sua própria, que lhe era, por pervertida, inaceitável? Por outro lado, a necessidade de ocultar esse impulso perverso não seria a primeira simulação que o levaria a tantas outras simulações?
Podemos responder sim ou não a essas hipóteses. Mas mesmo que respondamos sim, não esgotaríamos com isso o mistério da obra poética de Fernando Pessoa nem o enigma de sua personalidade, que dessa obra não se separa, porque, qualquer que seja a causa que determina o nascimento de seus poemas e a criação do seus heterônimos, a significação poética e o valor literário de sua obra pairam acima das explicações.
Não vamos, portanto, indagar agora pela origem de seus heterônimos, mas tentar compreender o que são eles. Num texto conhecido como “Apresentação dos heterônimos” e que foi escrito como prefácio a uma projetada edição de suas obras, em 1930, possivelmente, Pessoa afirma: “O autor humano destes livros não conhece em si próprio personalidade nenhuma. Quando acaso sente uma personalidade emergir dentro de si, cedo vê que é um ente diferente do que ele é, embora parecido” (…) “Afirmar que esses homens todos diferentes, todos bem definidos, que lhe passaram pela alma incorporadamente, não existem -não pode fazê-lo o autor destes livros; porque não sabe o que é existir, nem qual, Hamlet ou Shakespeare, é que é mais real, ou real na verdade.”
Ocultismo e visão olímpica
Nada nos autoriza, porém, a afirmar que os heterônimos “são” Fernando Pessoa, uma vez que ele pensa diferente deles1 e, em certas questões, o contrário deles. Dou como exemplo a carta a Marinetti, datada de 1917, em que ele diz que os sentidos só buscam “a razão física, exterior, superficial e empírica”, e não a razão metafísica, “que só se descobre pelo pensamento puro, numa pureza inteiramente emocional”, Com essas afirmações, Pessoa nega de uma única assentada tanto a visão de Caeiro (”pensar é não compreender”) como a de Álvaro de Campos, cujo sistema está “baseado inteiramente nas sensações”.
A adesão de Pessoa ao ocultismo contradiz inteiramente a visão olímpica de Ricardo Reis, como também a de Álvaro de Campos —voltado para o dinamismo da vida moderna— e a de Caeiro, para quem “o único sentido íntimo das coisas/ é elas não terem sentido íntimo nenhum”. Outras tantas divergências entre Pessoa e seus heterônimos estão nas suas respectivas estatisticas.
Diante dessas constatações cabe perguntar: se os heterônimos não são expressão de situações existenciais específicas, dramáticas; se, portanto, não expressam visões contingentes ou geradas por situações próprias a eles (como Macbeth ou Hamlet) e, ao mesmo tempo, não expressam a visão de Fernando Pessoa, então por que eles os criou? Para contradizer-se? Para, por intermédio deles, manifestar suas contradições sem ter que assumi-las ou negá-las? Se não é por nenhuma dessas hipóteses, talvez reste apenas uma: ele os criou por razões poéticas e não por razões filosóficas; por razões afetivas, emocionais, e não por razões lógicas. Criou-os para exercer as múltiplas virtualidades de seu talento, que mal cabia numa só pessoa. E, por isso, talvez, mais correto séria chamá-lo —desculpem o trocadilho irresistível— Fernando Pessoas.

Tuesday, October 6, 2009

"Minha patria eh a lingua portuguesa "


Quem disse isso foi Fernando Pessoa. Mas conforme ele, outros sentiram e sentem exatamente o mesmo... Alguns sentiram tanto que sairam repetindo com outras palavras a ideia original do autor. Como Caetano quando resolveu parafrasear o poeta portugues dizendo: "A lingua eh minha patria".
Eu tambem ja tinha lido alguma coisa parecida nas palavras de algum outro poeta. E se eu fosse parafrasear a parafrase de Caetano, ficaria algo como: "habito nao um pais, mas uma lingua". Mesmo assim teria a impressao que alguem tambem ja usou estas palavras antes de mim...
Seja la o que for, uma sensacao nao precisa ser exclusiva de um so individuo. E a verdade eh que ideias similares surgem para varias pessoas de maneira que nao se sabe quem copiou quem. No meu caso e no de Caetano fomos claramente inspirados por Pessoa. Este nasceu em Portugal mas escreveu poesias em ingles quando viveu fora de Portugal, portanto ninguem melhor do que ele para entender como so estando fora do contexto do dia a dia do pais em que se nasceu, no estrangeiro, para perceber que a unica coisa que nos faz sentir estrangeiros eh a lingua. De maneira resumida eh o que se pode dizer. Com a diferenca que Pessoa nao estava apenas sendo conciso, estava sendo poetico.
A primeira e mais obvia barreira que se cria no contato com os nativos de um lugar estranho eh nao entender o que nos dizem, e nao ser entendido. Nos faz sentir como uma ilha isolada. E porque nao dizer desolada, de tao deslocados. Isso eh compreensivel acho que para qualquer um mesmo que nao tenha saido nunca do pais que mora.
Mais compreensivel eh quando o individuo literalmente mora no mundo das ideias e das palavras.
E habita literalmente em sua literatura. Pois a lingua acaba sendo o meio ambiente natural, que permite ao escritor ou ao poeta ser escritor ou poeta, e permite a eles descrever "as paisagens interiores" como F. Pessoa chama o estado de espirito. Poderia ate aprofundar isso dizendo que apenas a lingua natal permite ao individuo ser quem ele eh sem cerimonias. O que alguem podera refutar dizendo que o individuo nao deixa de ser ele mesmo quando posto num contexto diferente. Nao posso afirmar isso com certeza, mas tenho pra mim que ninguem deixara de ser quem eh desde que tenha como patria sua lingua.

Friday, September 25, 2009

Jane Eyre


Eu ja havia dito que meu e-book favorito eh o Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte. Entao, tendo gostado tanto deste livro, escrito no seculo XIX, procurei outro e-book de outra autora desta mesma epoca, e encontrei uma que era por sinal a irma de Emily, Charlote Bronte.
Da mesma maneira como eh impossivel nao fazer comparacoes entre duas irmas, o primeiro pensamento que vem eh comparar as obras delas tambem depois que se le. E o morro dos ventos uivantes nao tem nada em comum com Jane Eyre, tirando-se alguns elementos presentes em ambas as historias que sao comuns pois se passam na Inglaterra, e eram afinal do mesmo periodo. A paisagem rural e remota dos moors (as terras altas), os elementos de misterio, sobrenaturais que assombram os personagens; no caso do morro sao os fantasmas do passado, e em Jane Eyre eh a figura sombria da mulher louca que vive presa no sotao da casa de seu empregador, de resto, eh praticamente bem diferente o estilo de narrativa das duas autoras. E obviamente as historias tambem, apesar das duas relatarem as vidas de familias vivendo em lugares isolados nas montanhas da Inglaterra.
Os personagens de Charlote sao de nivel e classe mais alta, portanto eles sao mais polidos e contidos em suas emocoes, e usam muito figuras de expressao para denotar o estado tanto emocional em que se encontram como para demonstrar sua acuidade intelectual. Enquanto que os de Emily ja sao mais emotivos e diretos,  nao tao intelectuais com excecao de Linton.
O morro eh uma historia sobre vinganca mais no estilo drama psicologico narrada sob o ponto de vista de outros enquantos Jane eh a narradora de sua propria historia.

Pelas personagens femininas destes livros pode-se sentir que as mulheres eram oprimidas pelas questoes morais, pelas questoes de classe social, de nivel de estudos, de tradicao familiar, e o mais obvio eh a desigualdade com os homens, numa relacao de subserviencia quando nao de inferioridade. O ponto comum nas protagonistas destas historias eh que sao mulheres ao mesmo tempo voluntariosas e fragilizadas pelas circunstancias.
 
Jane Eyre eh uma orfa que passa por varias dificuldades ate se tornar uma governanta na casa de anfitrioes ricos ainda jovem. Ela eh criada quando pequena por uma tia que a castiga constantemente, vivendo com os primos em pe de desigualdade com eles, desprezada como um mero estorvo para os parentes.
Jane eh mandada para uma escola com bases no ensino religioso rigido, somente para meninas e passa por uns maus bocados por la tambem ate se adaptar, mas nao perde o espirito rebelde e predeterminado que tinha, pelo contrario, fica mais obstinada a ser bem sucedida nos estudos.
Se educa com o objetivo de poder ensinar e ser livre para viver por conta propria, mas quando sai da escola vai trabalhar para uma familia abastada e se ve sob o controle do misterioso dono da casa. Por ela gostar dele e por ele ser o chefe dela. Mas eh interessante notar que a autora passa atraves de Jane um idealismo feminista, quando esta luta contra seus proprios sentimentos mas nao se submete aos homens completamente nem tem como objetivo de vida somente casamento e filhos como era de costume naqueles dias.
Ao longo da historia Jane se ve sob o dominio de varias figuras controladoras: A Tia, o primo, o reitor da escola, o chefe, o clerigo, Mas no final, ela escolhe o caminho que lhe convem melhor, que nao a afasta de seus principios mostrando que possui uma vontade mais forte.
Claro que se quiser o fim da historia teras que ler ou ver o filme! rs

Tuesday, August 11, 2009

Verao, furacoes, terremotos e atitude zen!

Quando estava morando em Sampa, nao ligava se era inverno ou verao, dia nublado ou de chuva, porque Sao Paulo tem tudo isso em um so dia... rs. Mas estando numa terra cujo calor so dura 3 meses, cheguei `a conclusao que nao gosto do verao, eu adoro o verao! Poder sair de casa e lavar as coisas fora no quintal, onde tudo seca imediatamente. Nao, nao eh so isso: Poder sair de casa! Isso ja eh uma maravilha, porque no inverno nem vontade de sair tem-se. Mas nao se da valor nessas coisas minimas num lugar que nao tem inverno rigoroso. Nao ha comparacao do Brasil com o inverno infinitamente longo que temos aqui no Japao, especialmente onde estou que eh montanhoso. Talvez com excecao da Siberia, do polo Artico, do Alaska...(to brincando)
Mas o verao japones tbm nao eh so flores porque eh exageradamente quente, alias nem as flores aguentam, e junto com o verao vem taifus(furacoes)... Que maravilha, eles vem assim, como que combinados um seguido do outro. E com o passar dos anos repetem-se certos padroes, ate que passamos a achar "tudo normal". Tem que ser muito zen pra achar taifu, terremoto normal...

Agosto e setembro sao os meses dos taifus, acabou de passar um que trouxe muitas chuvas e mal tempo por todo o continente. Eh 'comum' vir do Sul e ir subindo pro Norte. Okinawa eh uma regiao que frequentemente eh atingida por ficar no extremo sul do pais. Ou entao a regiao costeira perto ao mar. Eh tao 'normal' ter ventos fortes que pros japoneses nao eh mais alarmente, mas nao pros brasileiros que se assustam ate com um relampago! (Aqui eh raro ter relampagos) rs

Ontem houve um terremoto logo de manha cedo, meu marido que tinha perdido a hora, pois nao ouviu o relogio despertar, despertou no pulo! Foi um terremoto fraco, mas do tipo que faz as coisas deslizarem de um lado pro outro. Muito melhor se comparado com o tipo de tremor que faz as coisas trepidarem. So que quando chego no trabalho depois de um terremoto, as japonesas sempre me perguntam se eu senti alguma coisa, como se nao fosse nada perto do que esta pra vir. O Grande Terremoto de Tokai. Que eh previsto acontecer a qualquer hora. Muitos daqui me perguntam se ha dessas coisas no Brasil e quando digo que nao frequentemente nem nestas escalas, ficam sem resposta, imaginando "que pais bom", e curiosos como sao... uma pergunta meio que deve ficar na cabeca deles: "Porque vc esta aqui entao?". Ja prevendo isso e pra nao ter que ficar pensando numa resposta longa e complicada digo algo bobo do tipo: "La eh quente demais!" Ai eles dizem: "Ah nao, calor eh pior" (pior que terremoto?) rs. Uma resposta boba em resposta a outra resposta boba?!

Como prever onde ocorrera um terremoto?


Os sismologistas japoneses conseguem mais ou menos ter uma ideia pelo estudo dos movimentos das placas tectonicas e da composicao geologica onde se encontram as cidades. A tecnologia daqui eh de grande ajuda para entender e prevenir desastres, mas infelizmente nao eh capaz de prever lugar e hora precisamente a ponto de possibilitar que as pessoas peguem um aviao pro Brasil, rs. E imagine o desespero que seria... O panico se torna maior que o proprio terremoto!
Tokyo por exemplo se encontra sobre um territorio arenoso e facilmente "abalavel" se houver um maremoto ou terremoto grande por ali. Ja eh sabido que a megalopole pode sofrer estragos grandes a qualquer hora porque se situa perto do mar.

Agora mesmo com as chuvas, estao havendo muitas enchentes e gente ficando sem teto.
Entao, desastres nao sao novidade por essas bandas nem pelo mundo afora. Aqui tambem nao eh o pais mais assolado pelas calamidades (eh um deles). Pois apesar da crise dos empregos, ainda eh um pais de primeiro mundo.
E vamos curtir o Verao, a Vida, que eh curta mesmo, porque os japoneses, brasileiros dekasseguis trabalham demais, que nem vem o tempo la fora, nem sentem que passaram-se 10 anos de sua vida, trabalhando em escritorio ou em fabrica... O negocio eh nao ter neuras pensando em terremotos, o negocio nao eh fugir do pais, o negocio eh fazer as pazes com si mesmo antes que se deseje ter feito coisas mais significativas para o mundo ou para a humanidade, ou simplesmente algo pela familia.
Divirto-me como posso, acho que o fato de estar colocando essas ideias em posts ja me alivia um pouco do meu dever de conscientizacao, apesar da frequencia de visitas aqui estar a zero, rs. Sairei daqui da frente do computador e vou entao aproveitar o bom tempo, pra tomar um ice-cream e uma agua gelada! Agua essa que esta jorrando do ceu ultimamente...

Friday, August 7, 2009

Diretor brasileiro fazendo sucesso internacionalmente!

Estava percorrendo a lista de filmes que eu tenho para serem vistos e um dos que eu estava para ver faz tempo era o "Jardineiro fiel" ou "The constant gardener" se preferir no original. Como prefiro sempre no original, tive certos problemas com o som que estava meio baixo mas mesmo assim a historia nao perdeu o atrativo.

A maior supresa para mim foi descobrir nos creditos finais que o filme eh dirigido por Fernando Meirelles, o diretor de "A cidade de Deus". A surpresa foi grande porque o filme eh estrelado por atores ingleses, se passa em varios paises tanto da Europa quanto na Africa e eh falado em ingles na maior parte do tempo. O filme eh baseado num livro que conta a historia de um casal e de uma conspiracao envolvendo uma serie de complicadas conexoes entre laboratorios farmaceuticos, experimentando remedios em doentes "descartaveis" na Africa sem propriamente anunciar isso.

O filme, na verdade, eh sobre a mulher do diplomata, e o trabalho humanitario dela que acaba virando uma investigacao perigosa. O que acaba tirando sua vida e consequentemente se tornando o objetivo do marido ate o fim da historia.
As criticas do publico sobre o filme sao boas no geral, e eu tambem pude sentir um pouco de orgulho sabendo que um brasileiro esteve por detras das cameras.

O que as mas criticas apontaram foi que esse filme nao foi bem filmado, mas a verdade eh que ha muitas cenas de acao conturbadas (afinal isto eh a Africa) e Fernando parece que escolheu filmar sem gruas para dar um efeito proposital de confusao nas cenas de perseguicao o que foi criticado. Disseram tambem que tem closes apelativos demais, que nao conscientiza o publico sobre a verdadeira realidade na Africa, que todos sabemos sao criticas. Mas tenho que defender o filme porque ele se propoe a contar uma historia e se encarrega disso. Pois se o tema eh conspiracao farmaceutica, obviamente que nao faz sentido falar de outros assuntos sociais que nao sejam de interesse para a historia, apesar de ser bem evidente durante o decorrer da trama que a pobreza, a fome, a corrupcao da policia, a politica interna, sao coisas com que se convive mesmo que nao se esteja procurando por isso. E eh obvio que livros polemicos nunca vendem bem num pais que nao quer admitir sua propria situacao!

As atuacoes de Ralph Fiennes e Rachel Weisz sao ambas convincentes, a atriz recebeu varias premiacoes em diversos paises e tenho que concordar que este papel sendo bom ficou melhor com ela, apesar das especulacoes serem que Kate Winslet e ate Nicole Kidman eram as candidatas ao papel.

Enfim, este filme eh para quem se interessa por questoes humanitarias e historia de amor e drama.

Monday, July 6, 2009

Pra quem gosta do genero drama

Para aqueles que gostam de dramas do tipo que eh preciso ver com a caixa de lencos do lado, recomendo dois filmes: "House of D" e "The reader". Nao sei os titulos em portugues, mas o primeiro eh dirigido pelo David Duckovny (o Mulder do Arquivo X) estrelado por ele mesmo, com as participacoes da esposa dele, do Robin Williams, da cantora Erykah Badu, que da uma canja no filme. O segundo filme foi indicado ao Oscar, mas so ganhou na categoria de melhor atriz para Kate Winslet, que mereceu o premio.

'House of D' de Duchovny eh um filme muito dele, em todos aspectos: escrito, dirigido, atuado, editado por ele. Trata-se da historia de um desenhista que mora em Paris (Duchovny) que decide contar um segredo de infancia para sua familia no dia do aniversario de 13 anos do filho. O segredo na verdade eh um fato que ocorreu quando Tom tambem tinha 13 anos de idade, e que o obrigou a virar adulto.

Para nao estragar o divertimento de quem le, so adianto que a historia eh bem contada, com boas interpretacoes, gosto da trilha sonora. Eh um filme que se pode ver com a familia e eh um divertimento assistir Robin Willians sendo engracado e dramatico ao mesmo tempo.
Eh certo que nao se pode esperar muito em termos de cinematografia porque eh o primeira experiencia de Duchovny como diretor fora das telas da tv (ele dirigiu alguns episodios do Arquivo). So que como eu disse, a historia eh boa. O tema deste filme eh a amizade do personagem principal com o seu melhor amigo mentalmente infantil e as consequencias que acarretam por causa desta amizade. No decorrer da historia, o menino tambem desenvolve uma relacao de amizade com uma das detentas da Casa de detencao que da nome ao filme que eh de grande ajuda para ele nas horas de decisao.
Outras questoes serias tambem sao abordadas, mas nao sao discutidas a fundo, como a eutanasia.

'The reader', ja eh um filme mais adulto. No sentido duplo mesmo. Ha a questao do relacionamento entre uma mulher adulta e um adolescente, e a questao das cenas de nudez.
Vale a pena ver pela atuacao dos atores e pelo drama que se cria quando esse relacionamento obviamente impossivel nao da certo, nao so porque torna os personagens infelizes, mas porque acaba fazendo com que a vida de uma das personagens tome um rumo completamente imprevisto e insano. Isso tudo faz discutir ate que ponto existe uma moral por detras do atos de uma pessoa ou apenas orgulho. Faz pensar em outras questoes tambem, se existe uma moral mesmo, ou se eh algo imposto pela sociedade ou pelas proprias pessoas. Se nao seria a natureza humana destruidora. Por ignorancia e por medo de nao serem aceitas.
Melhor vc assistir e tirar sua propria conclusao.
Eu assisti e me fez pensar em tudo isso, sinal que valeu pra alguma coisa, que nao so chorar, rs.

Thursday, June 4, 2009

Meu e-book favorito

Eh otimo ler, mas o preco dos livros e o pouco tempo disponivel das pessoas forca muitos a aderir aos e-books. Quando morava em Sampa frequentava os sebos que se achava de esquina em esquina na liberdade. Ou ia nas bibliotecas publicas e passava as tardes la. Agora, como nao tenho esse recurso, aderi `a net que possui uma boa biblioteca online. Eu por exemplo, gosto de literatura estrangeira. Entao muitas vezes quando nao encontro os titulos em portugues, leio em ingles mesmo. Se bem que leva mais tempo pra terminar o livro dependendo da linguagem do escritor. Ultimamente li um dos meus preferidos, 'Wuthering Heights', ou "O morro dos ventos uivantes" em portugues, da Emily Bronte. Pelo que vi na net, esse romance eh um dos mais lidos pelos ingleses numa pesquisa de e-books mais baixados por eles em alguns sites. Eh um bom drama de epoca no estilo bem ingles, mas do genero psicologico, a historia de amor dois personagens atormentados por seus erros e por seus orgulhos.

O livro conta a saga da familia Earnshaw, e a do menino orfao que eh introduzido bruscamente pelo pai entre eles num belo dia. A filha Cathy e o menino ficam logo amigos. O menino misterioso que nao tem sua origem revelada eh chamado de Heathcliff pelo pai. So que o irmao mais velho de Cathy, Hindley, que despreza o irmao adotado, passa a maltrata-lo depois da morte do pai quando se torna senhor das terras, forcando Heathcliff a trabalhar como servical na estribaria. Mesmo depois de crescidos, Cathy e Heathcliff vivem sempre juntos alegres e sujos longe das vistas de Hindley. Mas, Cathy quando atinge a idade de se casar, escolhe o filho rico da familia Linton por sua posicao social, porque ela 'degradaria sua imagem casando-se com Heathcliff' (lembre-se que naquela epoca, os casamentos eram feitos entre familias conhecidas e abastadas). Ao escutar isso, Heathcliff foge sem ouvir a parte que Cathy diz `a governanta Ellen que em seu coracao ela era como Heathcliff e estava se casando com Linton por conveniencia. Mas Heathcliff desaparece e so reaparece depois de anos, rico, bem apessoado e doido por vinganca contra todos, incluindo Cathy!

Gosto tanto da tragedia desta historia que assisti tres dos muitos filmes que fizeram sobre o livro. Nenhum deles consegue ser inteiramente fiel ao livro claro, porque a historia para ser toda filmada precisaria ter 4 horas ou mais se fosse mostrar todos os detalhes e acompanhar as duas geracoes da familia que vivia no morro dos ventos uivantes.

Talvez a versao mais famosa seja a de 1939, a que ganhou Oscar de melhor filme. Nesta versao preta e branca, Heathcliff eh eficientemente interpretado por Laurence Olivier. Mas o Heathcliff dele nao eh totalmente amargo como o Heathcliff do livro, que eh mais duro e vingativo. E o final foi encurtado talvez para os padroes de duracao de um filme da epoca. E tbm porque o livro fala muito de assuntos como fantasmas e coisas sobrenaturais (Heathcliff eh constantemente referido como o 'demonio', por sua falta de humanidade no livro) e isso nao aparece nesta versao de filme, terminando sem mostrar a saga da filha de Catherine e todo o resto da historia a partir disto. Vale a pena ver pela atriz que faz a Catherine tambem que eh bem fiel `a personagem do livro.


A versao de 1992 embora tambem nao seja fiel ao livro eh a minha favorita, nao pelo filme em si que nao supera a versao de 39 em termos de producao, mas pelo Heathcliff do Ralph Fiennes eh o que ficou mais proximo do carater do Heathcliff da literatura, apesar de que fisicamente o Heathcliff tem pele morena no livro e Fiennes nao.
Dizem que o diretor Steven Spielberg contratou Ralph Fiennes para sua Lista de Schindler (outro filme que gosto) por ter visto o ator no papel de Heathcliff neste filme. Catherine eh interpretada por Juliette Binoche que apesar de ser uma boa triz nao ficou tao marcante no papel.


Outra versao mais recente foi feita em 1998, mas essa eh meramente uma filmagem literal episodio por episodio dos capitulos do livro, sem nada acrescentar `as versoes anteriores. Sem interpretacoes que eu diria marcantes. Com excecao da atriz que faz a governanta Ellen que aparece com mais frequencia conforme esta no livro.

Saturday, April 25, 2009

Australia


Pra variar vou comentar um filme que vi ontem que estava querendo ver faz tempo: Australia. O filme eh mais produzido e mais longo do que eu imaginava... No comeco nao sabia qual era a historia, e no geral ate que foi um bom divertimento. Mas posso dizer com certeza que nao eh o melhor filme que eu ja vi. Recomendo para quem se interessa em questoes humanistas e esta procurando um filme facil de assistir. E gosta de romances `a moda antiga.

A fotografia eh o ponto mais forte acho, porque o cenario de fundo todo eh a regiao desertica da Australia. As montanhas por si so ja valem a pena. E a principal cena de acao se passa justamente nessa parte Oeste do deserto da Australia. Alem disso, o aspecto da vida rude na regiao e a integracao dos aborigenes com a natureza fica bastante evidente.
Mas, apesar dos temas nacionais serem abordados com poesia, a historia dos personagens principais em si nao eh muito interessante na maneira como se desenrola sendo insistentemente previsivel de cena pra cena. Lembra muito os romances antigos, mais ainda quando centra os acontecimentos em meio `a guerra mundial. Os bandidos da historia alias sao os japoneses, rs.
A unica parte engracada eh o inicio, quando a madame inglesa chega na terra dos machoes, com poeira e cangurus pra todo lado, tendo que lidar com aborigenes, peoes e bois do marido numa cidade pequena e machista.

Tirando o tema de disputa de terra e disputa por mercado entre dois criadores de gado na regiao arida, o assunto que predomina eh a cultura aborigene, focando na questao que aconteceu de verdade no passado do pais, quando os brancos usavam os aborigenes como servicais, e o governo retirava as criancas de seus familiares nativos com a desculpa de que estava protegendo-as nas missoes (quando o racismo era uma das principais razoes) e nao se admitia miscegenacao. Essas criancas foram chamadas 'geracoes roubadas'. Eram assim consideradas por terem sido removidas da cultura aborigene para viver na maioria das vezes marginalizadas pelos brancos na sociedade sem completamente se adequarem.

Muitos que viram e me indicaram esse filme gostaram muito. Eu gostei por mostrar o lado indigena com respeito e so. Isso se deve pelo diretor Baz Luhrman ser australiano. Este diretor que dirigiu tambem Moulin Rouge e Romeu e Julieta, no entanto, eh famoso por possuir um estilo glamoroso e fazer mais musicais. E essas influencias aparecem inevitavelmente em Australia quando a personagem de Nicole Kidman canta a cancao tema do Magico de Oz para o pequeno nativo orfao.

O filme de Luhrman pretende o tempo todo ser um epico, e inicialmente tem o atrativo dos atores principais Nicole Kidman (uma das estrelas mais bem pagas atualmente) e Hugh Jackman (que ficou no lugar do Russel Crowe e foi eleito o homem mais sexy de 2008 pela revista 'People') tambem pelo tema dos aborigenes, pela fotografia, mas tem cliches demais para os termos de hoje. Se vc ja assistiu classicos antigos como "E o vento levou...", nao vai sentir que Australia ultrapassou ou chegou ao nivel de um desses classicos.

Para comecar, a mocinha da historia eh uma aristocrata inglesa fina que acaba tendo que viver no meio de australianos rudes e obviamente eh cheia de 'nao me toques'; O marido da madame morre, e o tocador de gado esta logo ali ao lado pra ajudar a madame; os dois se apaixonam; o beijo acontece depois de uma bebedeira; a crianca aborigene fica orfa, e a madame esta logo ali para virar mae adotiva; os viloes sao sempre viloes e culpados por todos os mal feitos da historia; o casal principal quer ficar junto mas sao separados pela guerra; as criancas se metem em encrenca ou estao sempre em apuros precisando que os mocinhos os salve no exato momento oportuno; todos que pareciam estar mortos depois de serem bombardeados por avioes japoneses, estao na verdade vivos; e o final eh feliz para todos, exceto para os indigenas, bebados, pobres e para os viloes... Enfim, eu sou daquelas que pensa que um bom filme tambem precisa ser feito de umas boas surpresas de vez em quando.
E concordo plenamente com uma opiniao que ouvi: Mesmo sendo um filme epico super produzido, perdeu a inspiracao no meio do caminho.

Tuesday, March 24, 2009

Redacao eh um terror para muitos!

Vou confessar que nao gostava de fazer redacao na escola. Pior do que escrever sobre um tema dado que geralmente nao me interessava, era escrever na classe com tempo ou data estabelecida pra entrega... Nao saia coisa boa. E quando saiam algumas linhas, eram sempre insuficientes, confusas e dificilmente eu tirava notas boas nas dissertacoes. Nao me lembro de ter tirado notas maravilhosas nesse quesito nem mesmo no colegial, apesar de ter precisado fazer redacao para passar no vestibulinho da escola em questao.

O que me fez tomar consciencia de que eu precisava treinar redacao, foi certa vez, quando a minha professora de portugues do colegial pediu para fazermos producao de texto livre. Alguns alunos ainda foram solicitados a ler em voz alta suas magnificas criacoes. Lembro que eu nao me voluntariei porque nao produzi nada magnifico, mas um dos meus colegas de classe que era bom, teve seu texto lido por outro colega. A redacao dele falava de um homem que se olhava no espelho e descobria quem ele era (interiormente) de uma maneira muito poetica e singular. Todos admiraram imensamente o talento especial de escritor dele e sua obra, mas acho que poucos devem ter percebido de onde foi tirada a inspiracao inicial, ou se perceberam, nao comentaram. O tema era emprestado da letra de uma musica antiga do grupo alemao tambem antigo, precursor da musica eletronica, chamado Kraftwerk.
Mesmo que fosse uma referencia `a musica, o texto tinha seu merito. Nao era um simples plagio na sua totalidade, porque o texto conseguia desenvolver bem a ideia principal da letra sem ser meramente uma transcricao traduzida. Ate o final era surpreendentemente bom, e aparentemente foi criacao do aluno.
Eu, por acaso, tinha em casa o disco de vinil deste grupo alemao, razao pela qual reconheci do que se tratava o texto do nosso colega. Nao comentei nada para a turma porque, na epoca, nao percebi a impressao que isso tinha causado em mim. Mas, de certo, foi uma luz no fim do tunel. Fui absorvendo inconscientemente a ideia de que era possivel escrever redacoes que nao fossem apenas racionais e logicas, preocupadas em informar ou seguir as regras gramaticais. Para mim que nao gostava de redacao, escrever sobre um tema de musica ou sobre alguma poesia, era mais interessante. E realmente, no comeco so funcionou atraves desse caminho, traduzindo livremente letras, pois musica ja fazia parte do meu mundo desde antes. Transcrevia livros com minhas proprias palavras, escrevia sobre coisas diversas, o que eu pensava. No fim, pude arriscar-me no campo da poesia e finalmente terminei escrevendo um caderno inteiro cheio de escritos que culminaram num blog que nao existe mais, mas que poderia muito bem dar num livro de tanto material que havia nele. Nada mal para quem nao gostava de escrever redacao. E teria que prestar vestibular cedo ou tarde.

A Fuvest eh famosa por exigir nivel bom de redacao dos vestibulandos. Nao prestei fuvest, mas prestei outros vestibulares. E a redacao me ajudou muito!
Nesse ano, aconteceram coisas curiosas como o estudante que esqueceu de por titulo e acabou escrevendo no final da redacao sobre o esquecimento, mas nao foi prejudicado por causa disso. Veja a materia e as melhores redacoes: http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2009/03/24/ult798u24718.jhtm.

Ve-se que as melhores redacoes sao bem claras, articuladas e organizadas numa estrutura bem coerente. Fora isso, os estudantes mostram que possuem conhecimento de historia, geografia, e mostram que tambem sabem interrelacionar as ideias de maneira inteligente.
No cursinho que fiz nao me lembro de ter tido um professor que nos ensinou exatamente a formula para criar uma redacao, mas tive por sorte um professor de historia da arte na faculdade que tambem tinha sido professor de redacao. Ele nos deu varias dicas para criar uma estrutura logica infalivel que pode ser usada nos vestibulares, mas que tambem deve ser usada principalmente por quem vai escrever teses e coisas de nivel superior ao de faculdade.

Um texto bom de redacao pode conter, basicamente, apenas tres paragrafos. O primeiro paragrafo introduz uma ideia, a tese principal. O segundo paragrafo apresenta uma antitese. E o terceiro paragrafo contem a conclusao a que se chega, amarrando as ideias apresentadas.
Cada frase inicial de cada paragrafo deve ser confirmada pelas seguintes. Ate que se desenvolva a ideia principal ou ate que se relacione outras ideias que comprovem, enfatizem, expliquem, referindo-se sempre `a afirmacao ou ideia inicial. A ultima frase eh exemplificativa para mostrar de forma objetiva do que se esta falando.
E assim procede-se nos proximos paragrafos, na antitese, e na conclusao. A anti-tese, como o proprio nome ja diz, eh a contradicao da tese.
Deve-se construir cada frase da maneira mais clara possivel. E ponto. Sem redundancia. Essa eh em teoria a formula, mas nao significa que eh facil segui-la `a risca. Por isso eh que os corretores de redacoes sempre dizem que eh preciso treino constante. Treinar eh preciso, concordo. Melhor mesmo eh faze-lo por gosto escrevendo sobre coisas que se tem interesse, e nao por simples obrigacao.
A ironia disso tudo eh que perdi a aversao por escrever, mas nao tinha a tecnica. So aprendi a construir esse tipo de estrutura de redacao mais logica depois que cursei faculdade, quando eu nao precisava mais fazer redacoes...

Sunday, March 15, 2009

Filme Dragon Ball frustra fans japoneses

Dia 14 de marco de todos os anos eh o dia do Valentines japones em que as mulheres que deram alguma coisa aos homens no dia 14 de fevereiro recebem algo em troca dos respectivos homens. Neste ano, dispensei o chocolate que eh o que normalmente se ganha e escolhi tomar um bom sorvete em pleno inverno e aproveitar pra ir ao cinema com o meu marido.

Mesmo sendo meu dia de receber mimos, fomos ver o que ele queria. Afinal era ele quem ia bancar mesmo. Por isso nao me incomodei de ir ver o filme "Dragon Ball Evolution" mesmo que outros filmes que eu queria ver mais estivessem em cartaz no mesmo cinema. Como por exemplo, o "Curioso caso de Benjamin Burton", que eu nao consegui ver ainda.

Fomos sem pesquisar nada sobre o filme de acao, sabia apenas que o diretor do filme, James Wong, nao eh um estranho na area, pois quem ja assistiu "The X-Files", e era, ou eh fan da serie como eu, com certeza ja viu nos creditos de alguns episodios os nomes de James Wong sempre em parceria com Glen Morgan, ambos escritores e produtores do Arquivo-X, que colaboraram muito com Chris Carter, o criador da serie, que pelo visto virou uma das melhores da tv no genero ficcao, drama e conspiracao que ja se fez por ai.

Mas como eu ia dizendo, apesar da pouca espectativa que eu estava com relacao ao novo filme de Wong, a esperanca era a de que pelo menos eu fosse me divertir vendo um Goku de carne e osso, ja que o ator tem a fisionomia bem parecida, mesmo que nao houvesse novidade no enredo, ja seria razoavel. Isso se realmente fosse ser fiel `a serie Dragon ball. Mas a espectativa fugiu logo de cara na segunda cena, bem no comeco do filme... Goku ja esta adolescente e nao tem dominio de seus poderes, mora ainda com o velho vovo e frequenta a escola da cidade indo de bicicleta, e pra cair mais no cliche, eh assediado pelos maus elementos do pedaco! A sensacao que me deu foi que seria inutil esperar que a historia fosse ter alguma coisa a ver com o manga de Toriyama. E realmente nao teve muito a ver.

Quem assistiu desde o comeco o Dragon Ball, sabe que a aventura toda comeca com o Goku pequeno. E sabe que ate metade da serie Goku nao se torna adolescente. E quando isso acontece, ele ja esta plenamente sob controle de suas habilidades pois vive evoluindo sem parar, claro.
Claro tambem que temos que compreender as limitacoes tecnicas de um filme com atores de carne e osso quando se trata de uma adaptacao de anime. Mas poderiam ter nos poupado de ver um Goku adolescente vivendo as aventuras do Goku pequenino da serie em filme. Fora isso, quiseram contar a saga em que Goku vence Piccolo, que foi seu primeiro grande inimigo, em 2 horas. O resultado foi uma historia atropelada, bem conflitante com a saga original, sem o senso de humor que eh um dos maiores atrativos do manga.
Os outros personagens surgem sem surpresa nenhuma e nao cativam o publico. Suas personalidades mal se desenvolvem ou se aproximam aos do anime. Com excessao talvez do velho Kame que entre todos eh uma personificacao ate interessante que Chow Yun-Fat (ator chines) fez do mestre de artes marciais de Goku que o ensina o famoso Kame-hame-ha. Apesar da coreografia do golpe estar mais pra Tai chi chuan.

Bem, quem nao viu o anime nem leu o manga, nao devera se sentir tao frustrado quanto os fans. E achara o filme ate bem feito em termos de acao e efeitos especiais. Mas Wong realmente deveria ter respeitado mais os fans de Goku. Nao assisti o filme com o som em ingles, e creio que seria tao frustrante quanto foi dublado em japones uma vez que pude reparar que nem os dubladores do anime original emprestaram suas vozes para melhorar as chances aqui. Talvez porque nao eh mesmo um filme digno para isso.
Nao me interpretem mal, sou fan do Goku tambem, mas o do manga e no caso do anime, apenas se for falado no original. Alias para falar a verdade, se vc aprendeu japones vendo animes, como eh em parte o meu caso gracas ao meu marido fanatico por Dragon Ball, tera que concordar que o personagem Vegita eh muito mais engracado! Sem querer desmerecer o Goku, mas foi sorte do Vegita nao ter aparecido no Evolution... Alias fico imaginando que ator se sairia bem fazendo esse personagem.

So para constar aqui, ficamos decepcionados por ter saido de casa e voltado sem a sensacao de maravilhamento que o cinema sempre deve nos causar. Obvio que meu dia de Valentines nao foi perdido por causa disso, mas poderia ter sido melhor se eu tivesse arrastado meu marido `a forca pra sala do Benjamin Burton.

Thursday, March 12, 2009

Milionario Azarao!

Assisti finalmente o filme 'Slumdog Millionaire' - 'Quem quer ser um milionario?' - o grande vencedor de 2009. E foi alem das minhas espectativas, mas nao entendo a comocao que criou. O filme sobre indianos nao eh indiano, e sim uma producao inglesa, dirigido por um ingles, tem de nome de programa ingles e retrata criancas de rua de uma forma ate polemica, mostrando a exploracao delas por gangs de bandidos. Este tipo de assunto nao deve aparecer comumente nos filmes indianos de Bollywwood creio, mas lembra muito o filme brasileiro "Cidade de Deus", que tem como assunto principal as criancas de favela, o crime, e nao foi tao premiado assim como o milinario de rua, talvez pelo filme brasileiro ser visceral demais (o que nao eh necessariamente um defeito quando se trata de favela brasileira).
O que parece agradar a academia, no entanto, nao eh a cinematografia visceral, e sim a realidade romantizada. Pois no fim de tudo eh um grande romance fantasioso, disfarcado sob a forma de filme realista sobre garotos pobres.
Com um ritmo e caracteristicas ocidentais, nao explica nem se aprofunda muito nas questoes sociais nem religiosas indianas, como na cena da morte da mae de Jamal. Nao explica tambem como o menino Jamal aprendeu ingles, o suficiente para conseguir falar fluentemente a lingua e ate aparecer no show milionario respondendo as perguntas em ingles perfeito. Mas quem liga para esses detalhes? O importante foi que a academia adorou a historia que em grande parte eh contada em ingles, e so pelo fato do filme ter recebido tamanha premiacao, fara com que muitos voltem suas atencoes para as producoes de Bollywood que vem expandindo cada vez mais. Em "Quem quer ser um milionario?", a parte em que todos aparecem dancando em ritmo de contagiante musica indiana faz uma homenagem a estas producoes indianas pois eh comum conterem trechos musicais, quando nao sao completamente musicais.

O filme foi baseado num livro indiano, chamado Q & A, mas nao segue `a risca o enredo da historia original, a nao ser o fato do menino sortudo conseguir responder todas as perguntas e ser o milionario. Fora isso, o filme pode ser considerado ate bem divergente do livro em varios aspectos. O livro foi bem recebido pela critica, ja o filme ganhou mais estatuetas do que merecia. Isso pode ser uma prova de super-protecao ao purismo e uma certa ansia da academia por querer mostrar que premia sim os filmes ou atores estrangeiros e reconhece que se faz cinema fora de Hollywood...

O purismo a que me refiro esta na idealizacao. O modo como os ocidentais do primeiro mundo veem o Oriente ou os paises de terceiro mundo. Parece que ficam encantados ou simpatizam com a poesia que ha na miseria alheia, com a poetica da desgraca humana, que tem seu apice quando recai sobre criancas orfas. Especialmente se estes sao pobres, sem futuro e com o coracao partido por um amor distante, mas terminam milionarios e felizes para sempre. Pois ve-se que a pobreza neste caso nao eh mostrada com intencao de discutir a questao social. Eh um fator essencial para enfatizar o grau de cultura e o carater do personagem. E para que entendamos que o mesmo ambiente pode formar individuos diferentes mesmo que tenham sido expostos `as mesmas experiencias traumaticas. Tudo isso para mostrar que a sorte e o destino (que esta escrito) esta do lado daquele que segue o caminho do coracao.
Sob meu ponto de vista, eh preferivel retratar uma realidade social, politica, ate sentimental de um personagem com profundidade do que mostrar uma realidade impressionante num filme apenas com intencao de chocar. Mas se a intencao eh entreter sem aprofundar, nao ha reclamacoes. Talvez nao haja necessidade de aprofundar nada mesmo para ganhar um Oscar... basta o resultado no conjunto ser convincente, com uma historia num ritmo bom do comeco ao fim, para nao dar tempo de pensar. Nisso, o 'milionario' nao frustra.
O grande trunfo do filme eh a trilha sonora e os atores mirins que sao bons. Mas nao digo que o filme merecia 8 Oscars, pois de todos os concorrentes, o filme de Gus Van Sant, "Milk", merecia mais reconhecimento por tratar do assunto do homossexualismo sem estereotipos e sem futilidades. E por ser uma questao que mexe um pouco ainda (se nao muito) com o conservadorismo americano. Deveriam nos interessar muito mais os assuntos politicos e sociais, as pequenas producoes, as producoes alternativas do que os filmes comerciais, ou os favoritos da maioria, que vemos mais por curiosidade, porque o dito esta em primeiro lugar no ranking dos mais vistos, ou porque venceu oito Oscars. Mas afinal quem esta interessado em filmes engajados em causa gay? Melhor escolher um assunto menos incomodo, de preferencia que seja o mais exotico e romantico possivel, que seja num outro continente e que tenha final feliz... Desculpe se vc ainda nao viu, tivesse visto antes de ler esse artigo. Ninguem precisa concordar com o que eu digo.

Friday, March 6, 2009

Os subterraneos da festa do Oscar 2009

Nao pude assistir a festa do Oscar 2009, mas pelo que vi na net e pelos comentarios e criticas que li, nao perdi muita coisa. O filme indiano "Quem quer ser um Milionario?" ganhou em quase todas as categorias. Pelo menos, Sean Penn ganhou sua segunda estatueta como melhor ator pelo papel de Harvey Milk, em "Milk", e discursou que "sei que frequentemente torno dificil para todos gostarem de mim", comentario que se deve ao fato de Penn expor suas opinioes politicas na tv, causando desafeicoes para sua pessoa, o que obviamente nao prejudica seu desempenho profissional, visto que nao eh um premio devido ao gosto pessoal, e sim devido ao talento.
No mesmo discurso Sean Penn agradeceu Gus Van Sant (o diretor do filme) que estava na plateia, e defendeu o filme comentando que se sentia feliz por viver num pais que permite o casamento entre homossexuais, frisando que todos devem possuir direitos iguais. Essa foi, alias, a conquista maior do verdadeiro Harvey Milk, logo depois do que, foi assassinado pelo proprio ex-companheiro de politica que rivalizava com ele.
Apesar disso tudo, li em algum lugar nas noticias recentemente que o narrador brasileiro que dubla a voz de Sean Penn nao quis fazer a dublagem de 'Milk', por ser um papel gay... O diretor de "Milk" que eh abertamente gay, e ja retratou as questoes homossexuais em varios de seus filmes, mostrou em "My own private Idaho", a historia de garotos de programa, no qual Keanu Reeves e o falecido River Phoenix atuaram. Gus Van Sant ficou mais famoso por "Good Will Hunting" pelo qual ganhou Oscar de melhor diretor, com o roteiro tambem ganhador do Oscar, escrito por Matt Damon e Ben Affleck, contava com o proprio Damon no papel de Will contracenando com Robin Willians que por sua vez ganhou Oscar de melhor ator coadjuvante. Mas esse filme nao abordava a questao gay, obviamente.

A parte comica/tragica do show

Outro acontecimento que me chamou a atencao foi quando o Ben Stiller apareceu ao lado de Natalie Portman para fazer uma das indicacoes do Oscar e o humorista estava vestido de terno e gravata com peruca, barba e oculos escuros sob risos de todos presentes. Isso em si ja foi uma performance meio duvidosa e sem graca. Mas, como nao acompanho as noticias americanas frequentemente, nao entendi na hora quem ele estava imitando (por um momento pareceu o Jim Morrison) mas vendo na net depois ficou esclarecido que era uma personificacao do ator Joaquim Phoenix para estarrecimento meu!

A satira que Ben Stiller fez de Joaquim Phoenix no Oscar, foi inspirada no episodio que ocorreu em fevereiro passado, em que Phoenix compareceu no programa do famoso entrevistador de tv americano David Letterman, o "Late Show with David Letterman", que eh o equivalente do Jo Soares brasileiro. Um Joaquim Phoenix com a barba mais crescida e com a cabeleira mais desgrenhada do que Jim Morrison, de oculos escuros e como se nao bastasse isso, mascando chicletes, sentou-se na cadeira de entrevistados. Ficou mudo a todas as perguntas sobre o filme que ele deveria promover. Confirmou so sua intencao de parar com a carreira no cinema e sua conviccao de perseguir a carreira de Rapper.

Letterman diante da mudez de Phoenix, nao pode conter o sarcasmo e os risos dominaram a plateia. Fez varias perguntas constrangedoras tais como: "Voce nao tinha essa aparencia assim antes pelo que me lembro" - "Voce esta se sentindo confortavel com essa barba?" - "Bem, foi uma pena que voce nao pode estar presente aqui hoje".


Quem assistiu o filme "Gladiador" deve se lembrar do ator Joaquim Phoenix atuando como o imperador romano. Phoenix que foi premiado pelo papel de Johnny Cash, em "Walk the line", esta abandonando a carreira de ator para virar um cantor de rap ou hip-hop, estilo basicamente negro de musica... Em outras palavras, estilo que nenhum branco consegue satisfatoriamente fazer melhor do que os negros, ou ao menos suficientemante bem para nao ser ridicularizado. No minimo, posso dizer que os que se aventuraram so conseguiram agradar as tietes do sexo feminino como o tal do Ice-cube...
Descobri por acaso tambem que numa das cenas do ultimo filme que Joaquim fez, um romance chamado 'Two lovers', o personagem faz uma improvisacao de rap. O ator foi incentivado a dar uma de rapper pelo diretor para filmar uma cena em que ele tentava seduzir a moca. Esse parece ter sido o comeco de toda a loucura, o que ele deve ter gostado muito de fazer. Pois ao fim do filme ja anunciou sua decisao que este seria sua ultima aparicao nas telas. Logo em seguida, foi todo relaxado na pre-estreia do filme para horror da midia como na foto acima, de barba e oculos escuros.

Na estreia do filme "Che Guevara" (que pretendo assistir assim que sair) Phoenix fez tambem uma aparicao todo barbado, desgrenhado e de oculos escuros. Em varias fotos, ele posou pras cameras ao lado do amigo e diretor de "Two lovers" com os punhos cerrados e as inscricoes visiveis nos dedos: 'bye' e 'good'. Que suponho querer dizer 'goodbye'. Mas pelo jeito ele estava tao doido que trocou as palavras e escreveu na ordem errada...
A midia, entao, sem querer dar muito credito ao assunto, especulou que era um jogo de marketing, para promocao do documentario que ele esta fazendo junto com o cunhado e ator Casey Affleck baseada na propria figura de Phoenix. O que aumentou mais a especulacao de que a atitude dele era uma farsa. Mas independente de ser farsa ou nao, so um otimo ator pra fingir tao seriamente assim uma virada como essas em sua vida. Mesmo para fins publicitarios, nao eh vantagem acabar com uma carreira tao promissora como o dele se passando por drogado.

So posso concluir que este homem pirou ou esta usando drogas. O que eh dificil de acreditar pois seu irmao River e seu melhor amigo morreram de overdose por uso de drogas (o ultimo foi homenageado neste Oscar postumamente pelo papel de vilao no filme Batman).
Joaquim teve problemas com alcool no passado, e um acidente de carro recentemente. Imagina-se que seu estado mental nao eh dos melhores. Quanto ao que dizem nos tabloides que ele estaria armando uma farsa juntamente com Casey pra chamar atencao nao acredito. O boato eh de que estava abandonando o cinema para se promover como cantor depois que foi reconhecido no papel musical de Johnny Cash. O que todos reconheceram que foi um bom trabalho de Phoenix no qual canta e toca guitarra, instrumento que aprendeu por si proprio especialmente para o papel. Mas isto so o fez parecer muito com o irmao River que tocava e cantava tambem. Com quem ele nunca se igualara em fama, diga-se de passagem. E de ator pra cantor fica mais dificil do que o contrario.

Enfim, a festa do Oscar fez piada sobre algo que acredito ser um caso grave de doenca mental (por ter sido vegan por anos isso pode ter afetado o cerebro dele) ou eh uma forcada tentativa de agir insensatamente para que nao procurem mais ele no cinema, porque eh so isso o que ele vai conseguir. Especialmente porque as ultimas noticias afirmam que nao eh uma farsa e ele realmente deu um show de rap fracassado no qual provou sua mediocridade musical e terminou com sua imagem de vez caindo do palco no chao na frente de todos os presentes...

Para ver o video da entrevista clique no titulo do post.

Wednesday, March 4, 2009

Buda, O mito e a realidade


Terminei de ler o livro Buda, o mito e a realidade de Herodoto Barbeiro em dois dias apenas. Eh uma boa reflexao sobre os mitos que foram criados sobre o budismo sob a visao de um ocidental. Mas o Herodoto eh tambem um praticante do budismo, por isso a visao dele eh ocidental mas a de um ocidental que conhece bem, tanto a teoria quanto a pratica desta doutrina, e que tem algo a ensinar. Ele esteve logo ali no bairro da Liberdade, procurando pelo centro de estudos budista. Tambem frequentou o templo Zulai que fica em Cotia - Sao Paulo. Deste templo ouvi falar por um amigo do Rio de Janeiro que eh um praticante de artes marciais. Ele me disse, certa vez, que o templo do Zulai eh um lugar que transmite paz e tem um lindo jardim japones.

Apesar de nao aprofundar em nada o que eu ja sabia sobre o que prega o budismo tradicional em sua doutrina, esclareceu certos mitos, que pelo que percebi, ainda tinha enraizados em minha mente sobre o budismo. Fica facil perceber que quem conhece um pouco mais por ter lido alguma coisa, eh que mais se confunde. Porque acaba misturando coisas sobre o Zen, sobre o budismo tibetano no meio, e tudo isso eh totalmente indiferente que se saiba, se o basico nao for esclarecido.

Vejo que apesar de ja ter lido coisas ate bem avancadas dentro do assunto, como os livros do Dalai Lama por exemplo, nao tinha percebido por exemplo, que o budismo pregado por Buda era puramente racional e nao baseado tanto na fe. Nao tinha notado que o budismo nao possui uma cosmologia, e se possui, nao interessa tanto que a saibamos, desde que se faca na pratica o que se estuda na teoria. O exemplo dado no livro foi o da morte. De que adianta saber sobre a metafisica da morte, sobre o que acontece depois ou antes dela, se eh durante a vida que se pratica o aperfeicoamento? Para Buda confabulacoes metafisicas eram uma perda de tempo.
Colocar a teoria na pratica eh o mais importante, para que o individuo atinja seu objetivo que eh o nirvana, que nao se atinge depois da morte.

Nao tinha parado para pensar tambem que o budismo nao exige que haja um intermediario entre Deus e as pessoas comuns. Pela simples razao de que nao ha necessidade, pois se o objetivo eh se tornar um Buda por si so, para cessar o ciclo vicioso de reencarnacoes pessoal, entao nao eh preciso a intervencao de nenhum intermediario, porque somente a propria pessoa eh que pode fazer isso. Mas que fique bem claro que os monges nao sao por isso desnecessarios. Eles servem como exemplo a se seguir, segundo Herodoto.

Alem de esclarecida, fiquei satisfeita de ver que no final do livro esta indicada uma bibliografia basica para quem se interessar em ler mais e quiser se aprofundar sobre o budismo.

Sunday, February 22, 2009

6 mudancas que vc pode fazer para ajudar os animais

Nao eh preciso ser vegetariano puro para ajudar um animal ou para reconhecer que certas coisas sao crueldade, como quando se ve na tv filhotes de focas sendo mortos para virar casaco de pele. Nao eh preciso ser um ativista ou defensor dos animais tbm para estar atento a abusos contra animais. O que vc pode fazer eh questionar seus habitos alimentares ou a forma com que o homem usa e abusa dos animais para varios fins sendo que se poderia recorrer a outras alternativas, `a tecnologia, para pelo menos poupa-los de procedimentos dolorosos.

Muitas vezes sao habitos culturais de um pais, como por exemplo, comer carne de vaca e nao comer de cachorro. Por que a diferenciacao no tratamento de um animal para outro? Os defensores dos animais chamam isso de especissismo (racismo contra certas especies animais) Por que nao, entao, deixar de comer qualquer animal?

Os grupos de protecao que defendem o vegetarianismo, e sao contra o que acontece em muitos abatedouros, sao contra experimentacoes em laboratorios como a vivissecacao, contra a exploracao animal em shows de circos e para diversao, contra o consumo de bezerros, contra o abandono de caes e gatos, contra o trafico de animais silvestres.

Falar sobre abusos de animais eh mais obvio do que falar sobre vegetarianismo que apesar de ser politicamente correto e mais saudavel, eh assunto polemico, pois os fans do churrasco defendem-se dizendo que as proteinas animais nao podem ser satisfatoriamente substituidas e o homem eh basicamente onivoro.

Entao, ao inves de mostrar videos em que animais sofrem nos criadouros ate o abate, ou fotos de cativeiros com animais mal tratados, animais doentes, prestes a serem sacrificados, ou simplesmente falar de colesterol e doencas causadas pela dieta baseada em carnes, fiz a traducao so de um topico da pagina que esclarece tudo sobre os direitos dos animais, apesar de ficar tentada a bater na mesma tecla que animais sentem dor, sentem medo, e sofrem de verdade (como nos).

Achei que seria mais pratico informar como ajudar os animais da maneira que cada um pode, mesmo nao sendo 'vegan' - o tipo de vegetariano mais radical que nao usa nenhum produto animal em sua vida - pois nao se pode cobrar que todos virem vegetarianos da noite para o dia. Achei interessante, porque eu mesma nao sou uma vegetariana, mas evito comer carne ate onde da, porque nao tenho confianca de que consiga substituir certas substancias necessarias para o meu corpo que tem nas carnes, por falta de um controle alimentar e por falta de um conhecimento maior em nutricao. Nao que eu nao sinta simpatia pela causa dos ativistas ou pelo vegetarianismo. Eh uma questao puramente de por em pratica a teoria. O que eh sempre dificil, principalmente quando se tem varias opinioes divergentes debaixo do mesmo teto dentro de casa...

Estou defendendo os animais aqui porque esta eh uma maneira de dar a minha contribuicao, pois esse blog eh pra isso. Pelo povo para o povo, a favor dos injusticados! E porque tenho um animal de estimacao em casa. Porque a primeira sensacao que da eh que eh um ser com personalidade e necessidades como qualquer animal-humano tem! Por isso eh o minimo que se pode fazer para evitar ao maximo o sofrimento animal.

Comeca em casa, com o animal de estimacao, com sua propria dieta alimentar (se for possivel), evoluindo para outras coisas que normalmente nao atentamos como a composicao dos produtos que usamos no dia-a-dia, nos cosmeticos, nas roupas, conforme o texto abaixo que traduzi do about.com:

1. Adotar uma dieta vegan ou vegetariana. Consumir menos produtos animais em sua alimentacao diaria (ou nenhum no caso dos vegans) diminuindo assim a demanda de animais para consumo e reduzindo o sofrimento causado a eles.

2. Nao comprar itens feitos de pelo, couro, la ou seda.
Reduzindo a demanda destes produtos, causa-se menos sacrificios animais. Mesmo que a la nao cause a morte do animal, a pratica da extracao da la eh muitas vezes cruel, e sempre leva ao exterminio dos animais que produzem pouca la e que sao inuteis para reproducao.

3. Boicotar companhias que fazem testes com animais, e comprar somente produtos que nao usem animais como cobaias.
Se vc nao tiver certeza se uma companhia testa seus produtos em animais, entre em contato e pergunte a eles. Eh importante saber antes de comprar, e isso os faz saber que ha procura por produtos nao testados em animais. A Revlon e a Avon pararam os testes em animais depois de serem pressionados pelos ativistas.

4. Certifique-se de que seus animais de estimacao sejam castrados.
Milhoes de gatos, cachorros e coelhos sao sacrificados em abrigos por todo o EUA a cada ano. Castrando os seus animais de estimacao, vc contribui para a reducao deste problema.

5. Adotar animais de abrigos ou de grupos de ajuda aos animais, ao inves de compra-los em lojas.
Se vc compra de uma loja, esta apoiando a reproducao indiscriminada. Sendo que ha tantos animais para adocao disponiveis em abrigos que necessitam de um lar.

6. Boicotar zoologicos, circos e outros tipos de entretenimento animal.
Ao inves disso, apoie santuarios animais com genuina intencao de resgatar e protege-los, que nao explore a compra e a venda de crias. Apoie shows como o Cirque du Soleil, que nao usa nenhum animal em seus espetaculos.

____________________________________________________________________________________

Wednesday, February 18, 2009

Artistas sao mal compreendidos

Escolhi a arte porque eh como diz um mestre zen: "A vida do homem deveria ser a mais fatigante possivel". Porem, alguem sempre retruca dizendo que fazer arte nao eh como trabalhar, nem eh uma profissao seria. Entao, tive um professor de historia da arte que nos disse uma vez que ser artista eh justamente por essa razao, a profissao mais injusticada e mal compreendida de todas! Porque a mente do artista trabalha `as vezes ate 24 horas por dia... sem nem sequer receber remuneracao! E ainda tem que ouvir essas coisas...

E eu digo que era preocupada com o conceito dos meus trabalhos, hoje em dia, ja penso que a pratica da arte tem que ser como a pratica do zen, na realidade, porque leva ao caminho do meio, o caminho que livra a mente das perturbacoes, ou melhor, ao ponto onde o coracao esta livre dos pensamentos.

"Quando o homem deixar que seu coracao desabroche por completo numa unica arte, ele tambem conhecera todas as outras, sem jamais te-las praticado."

Monday, February 16, 2009

Defendendo Al Pacino e Robert De Niro



Nesses dias, fiquei sabendo que os atores Al Pacino e Robert De Niro trabalharam juntos pela segunda vez num filme recente chamado "As duas faces da Lei", em portugues, "Righteous kill", em ingles. Sem pensar, procurei o filme e assisti, para frustracao minha.
Alem de muito comercial e previsivel, fiquei com a impressao que os fans devem ter detestado esse filme, considerando que esses dois sao a personificacao da historia do cinema em carne e ossos e devem ter muitos fans. Procurei as criticas na net pra ver como os fans receberam o filme e realmente nao houve uma boa recepcao. Mas li umas criticas de algumas pessoas que nao eram criticos de cinema, e que so porque assistiram alguns filmes desses dois atores no passado, se acharam com informacao suficiente pra "criticar" os rumos das carreiras dos dois profissionais.

Numa das criticas sobre o filme, que muitos concordam ser tao fraco que so se salva pela presenca dos dois atores, o critico comeca dizendo que os atores so conseguiram sujar a reputacao deles. Mas este critico, ao inves de discutir os problemas do filme, preferiu inumerar os varios bons filmes de cada ator para no final alegar que eles estao destruindo a carreira deles com seus ultimos filmes.
Numa outra critica mais amadora de um cara que se diz fan, ou eh somente mais um que so viu o filme pra criticar mesmo, estava dizendo que "eles ja foram bons atores".

Por mais que eu tenha desgostado do filme, por ser cliche, e com final previsivel, discordo da duas criticas que li quanto ao que diz respeito `a carreira do Pacino e De Niro, quanto `a afirmacao de que eles ja foram grandes atores e agora so sao caricaturas deles mesmos. Eles continuam sendo grandes atores, so erraram quando aceitaram a proposta para aquele filme.

Obvio que tenho que concordar que tanto Al quanto De Niro possuem muito a perder comprometendo a imagem deles em filmes mediocres pois eles dois personificaram os melhores bandidos e mocinhos da epoca deles. Mas os maus resultados nao desfazem seus feitos do passado. E nao quer dizer que eles esqueceram o que eh interpretar. So acho que a remuneracao falou mais alto, e eles queriam trabalhar juntos de novo.

Ok, justo quando eles tiveram a oportunidade de trabalhar juntos (pela segunda vez em filme) infelizmente nao tinha um roteiro que estivesse `a altura da dupla. Foi uma ideia boa a de reunir os dois, mas a reuniao aconteceu no filme errado.

O resultado nao depende so do ator. A obra basicamente esta nas maos do diretor, mas eh um trabalho de equipe, de um bom roteirista, e do ator num trabalho de cooperacao entre todos. A unica preocupacao do ator deve ser quanto `a escolha do papel e do filme, e lembrar sempre do que o proprio Al Pacino disse na entrevista do programa americano 'Inside the actor's studio', que "deve-se aprender com os erros, quanto mais erros se comete mais se aprende." Pois eh, nunca eh tarde pra se estar aprendendo.



Oscar


Al Pacino e Robert De Niro precisam pegar mais papeis bons compativeis com a idade e com o calibre deles, certo. Mas pelo menos nao cairam no erro de outros atores que foram muito famosos na decada de 80, como Stallone, que fez continuacao do seu maior sucesso do passado, Rambo. Nesse sentido, eh melhor errar fazendo algo novo do que repetir velhas formulas. Mas os criticos nao se importam tanto com isso, nem os fans porque Silvester Stallone nao sofre tanta pressao por nunca ter ganhado nenhum Oscar da Academia.

O problema todo dos fans que criticam os trabalhos recentes e o rumo que tomou a carreira de De Niro eh que alguns destes fans sao bem exigentes e gostam somente dos filmes antigos e mais aclamados, e alguns dos fans do De Niro sao tambem os fans do Al Pacino de antigamente, quando ele era mais durao. Esse eh o tipo de publico que prefere eles nos papeis ou de mafiosos, de policiais ou bandidos e de preferencia que seja com algum diretor famoso para que o filme possa concorrer ao Oscar.

Al Pacino ja foi nominado varias vezes ao Oscar mas so ganhou com o papel do tenente-coronel Frank Slade em "Perfume de mulher". Ate por esse papel em que ele conseguiu personificar brilhantemente o veterano de guerra cego e orgulhoso, ainda na opiniao de certos fans (se eh que sao fans) nas criticas deles na net, o coronel ficou muito caricato. De fato nao eh o papel mais representativo dele olhando o todo, mas eh diferente de tudo o que ele tinha feito antes e o personagem por ser complexo, eh interessante sob o ponto de vista dramatico. O papel era bom, e gracas `a contribuicao do bom trabalho do ator o personagem cresceu.
Este papel alias, eh o tipo adequado aos padroes da Academia. E com isso notamos que o Oscar nao eh mesmo um premio justo, uma vez que eh votado somente por pessoas seletas, porque se fosse para ser realmente justo, Al Pacino deveria ter ganhado no minimo uns 5 Oscars ao todo, considerando o conjunto do trabalho dele.

Felizmente, pelo corpo do trabalho dele ao menos recebeu, em 2007, o reconhecimento do AFI (American Film Institute) a honra pelos feitos atingidos em vida por um ator. Mesmo premio que De Niro tambem recebeu anos anteriores.

Ha uma pergunta que eh comum ouvir e comparacoes sao inevitaveis. Qual dos dois eh o melhor? Eu prefiro o Al Pacino hoje em dia, mas uns anos atras se vc perguntasse entre os dois quem eh o melhor, provavelmente eu diria De Niro, e a maioria tambem acho que diria o mesmo, e talvez exista quem diga que ele ainda eh o melhor. E as razoes para isso estao nos filmes antigos dele. Porque quem viu sabe que ele faz uso de um tipo de preparacao para cada papel que eh conhecido por se aprofundar por completo na caracterizacao, numa imersao total no personagem, que faz o ator buscar nao apenas convencer os outros, mas convencer antes de mais nada, a si proprio de que ele se livrou de seu proprio ego, e se tornou outra pessoa. E a maneira com que Robert De Niro fez uso desse metodo de interpretacao o fez famoso por ter sido o ator mais radical nessa pratica.

De Niro ganhou dois Oscars, um de coadjuvante por "O poderoso Chefao II" e outro de melhor ator por "O touro Indomavel", alem de outras nominacoes. Obteve reconhecimento por ser um ator versatil, fazendo aparicoes tanto em comedias como em dramas, policiais, suspense, filmes de terror, acao, filmes de epoca, de guerra. Mas foi nos papeis de sociopatas que ficou marcado. Depois disso, deu um tempo, comecou a atuar como diretor, tem sua propria produtora e participa de comedias e se engaja politicamente nas campanhas eleitorais de seus candidatos.

Ele foi mudando um pouco de estilo, e ja comecaram a dizer que ele nao era bom mais como antigamente porque so estava fazendo comedias. Faz parecer que o objetivo de um ator fazer o que eles fazem eh pura e simplesmente para ganhar premios e serem os melhores e nao para fazerem o que gostam.

Na critica que li do filme "As duas faces da Lei", disseram que Pacino e De Niro nao ganharam mais nenhum Oscar nos ultimos trabalhos deles. Como se significasse com isso que eles "afrouxaram". Quando na verdade, Al Pacino foi amplamente aplaudido pelo papel dele em "Angels in America" num especial pra tv que recebeu varios Emmys em todas as categorias incluindo o de melhor ator para Pacino.

De Niro foi chamado para participar do filme do parceiro de muitos anos, o diretor Martin Scorsese, em "Os infiltrados", que ganhou varios Oscars de melhor filme e de melhor diretor pelo que me lembro, mas De Niro teve que recusar porque estava ocupado filmando e dirigindo o proprio filme dele "O bom pastor", em 2006.

Ou seja, nao eh como dizem por ai na net, que eles nao sao nem sombra deles mesmos, ou que estao fazendo so coisas para arruinar as carreiras deles em projetos mal sucedidos.

A premiacao de um ator tambem nao eh a prova absoluta de que ele foi ou eh o melhor que outro, porque quem decide isso sao pessoas em uma pequena sala, eh um processo muito subjetivo, mas um premio eh uma forma de reconhecimento que se recebe, uma apreciacao de respeito pela qualidade de um trabalho. Com o respeito vem a recompensa financeira, com a boa remuneracao vem a auto-satisfacao, eh o auge da realizacao para um ator. Mas a pressao, a cobranca aumenta proporcionalmente `a quantidade de Oscars, Cannes e Emmys que se ganha. Entao, quem pode recriminar dois atores como esses por alguns filmes mal escolhidos? Al Pacino esta com quase 70 anos, nao precisa provar mais nada, tem todo o direito de fazer o que ele quiser, pois ja nem deve ser mais pelo dinheiro, mas pelo prazer de estar em cena atuando. Ele disse na entrevista da HBO que se ele encontrar Deus no ceu, espera que Ele diga:"Os ensaios comecam amanha de manha `as 3hs!" rsrsrs

Os personagens e filmes mais memoraveis dele:

Michael Corleone - "O poderoso chefao I, II, III" * os mais famosos filme de mafia que se fez ate hoje

Frank Serpico - "Serpico" *muito bom, um policial honesto em meio aos policiais desonestos

Sonny - "Um dia de cao" * dois amigos que fazem refens num assalto de banco fracassado *meu favorito!

Arthur Kirkland - "...E justica para todos" *muito bom filme sobre o sistema de injustica americano* apesar do assunto ser serio tem muita comedia nos tribunais deste filme

Tony Montana - "Cicatriz" *o filme de bandido mais cultuado dele (fizeram ate um game desse filme)

Ricky Roma - "Glengarry Glen Ross" * baseado numa peca famosa de David Mamet * cheio de atores famosos * so boas interpretacoes

Johnny - "Frankie e Johnny" * filme baseado na peca teatral * segunda parceria com Michelle Pfeiffer * um dos poucos romances que ele fez * nota 10

O cego Tenente-coronel Frank Slade - "Perfume de mulher" * com o qual ele ganhou o Oscar de melhor ator

Lefty - "Donnie Brasco" * outro filme bom de mafioso dele * com Johnny Depp * uma historia real de um agente do FBI que se infiltra na mafia e precisa fazer jogo duplo (Depp eh o agente duplo e Pacino o mao direita do chefao)

Vincent Hana - "Fogo contra fogo" * primeira vez que a dupla De Niro e Al Pacino encenam juntos * mas os 2 aparecem juntos em uma unica cena conversando, o que ja vale a pena

Ricardo III - "Procurando por Ricardo III" * ele eh o diretor e o ator * otimo documentario sobre a famosa peca de Shakespeare

Milton - "O Advogado do diabo" * um diabo carismatico

Shylock - "O Mercador de Veneza" * Shakespeare puro

Outros que eu vi ou no cinema, ou no video, ou baixei na net sao "Chinese Cafe", "Sea of Love", "Any given sunday", "Insider", "Insomnia", "Ocean's 13", "Dick Tracy", a serie "Angels in America" e fora outros que eu nao vi...

Curiosidade: Pacino nao fez muitas comedias, mas admitiu ter feito dupla comica no comeco da carreira e ate musicais, dormiu no proprio teatro quando estava sem teto, ate passar a ganhar a vida com o papel da peca.

Ja Robert De Niro eh injusticado hoje em dia, mas costumava ser respeitado enquanto fazia parcerias com o diretor Martin Scorsese.

Os papeis memoraveis dele:

Johnny Boy - "Caminhos perigosos" * primeiro filme dele com o diretor Martin Scorsese

Vito Corleone - "O poderoso Chefao II" * ganhou o Oscar de ator coadjuvante fazendo o jovem D. Corleone * morou na Italia para falar em italiano no filme

Travis Bickle - "Taxi Driver" * classico * outro filme do Martin Scorsese * A fala mais famosa do cinema:_ "Ta falando comigo?"* tirou a carta de taxi e trabalhou de taxista pro papel * um fan da Jodie Foster viu esse filme e imitando De Niro tentou matar o presidente Reagan para chamar a atencao dela!

Michael - "O franco atirador" * filme famoso sobre um grupo de amigos que vao pro Vietnam* tem cenas fortes em que os personagens sao obrigados a jogar a roleta russa.

Jake La Motta - "O touro indomavel" * pelo qual ele ganhou o Oscar de melhor ator * filme de Martin Scorsese * treinou boxe de verdade e depois engordou 27 kilos pro papel

Rupert Pupkin - "O rei da comedia" * Martin Scorsese * lembra o personagem obcecado de Taxi Driver que vive num mundo de ilusao * nao eh uma comedia na verdade, e sim uma historia sobre um homem que se acha engracado e possui uma fixacao doentia em Jerry Lewis

Harry Tuttle - "Brazil" * filme que virou cult, uma comedia de humor negro que se nao eh baseado no Brasil, faz alguma alusao `a burocracia e confusao do pais

Rodrigo Mendonza - "A missao" * se passa na epoca da catequizacao dos indios nas Americas * outros atores famosos tbm estao no filme

Louis Cypher - "Coracao satanico" * a personificacao do diabo * dificil de achar em locadoras por aqui, o filme mostra cenas de macumba

Al Capone - "Os Intocaveis" * refilmagem * outro filme em que ele engordou de proposito pra fazer o papel do vilao

Jimmy - "Os bons companheiros" * conhecido filme de mafia do Martin Scorsese

Max - "Cabo do medo" * refilmagem do filme de terror de mesmo nome feita por Martin Scorsese * De Niro pos uma coroa no dente de verdade pro filme

Leonard Lowe - "Tempo de despertar" * ele eh um paciente com problemas de catatonia do dr. Robin Willians * drama

Jack Walsh - "Midnight Run"* a primeira comedia que ele fez e se deu bem * trabalhou com verdadeiros cacadores de recompensa de verdade para o filme

Depois de fazer papel de bandido ou mafioso, como em "Cassino", "Ronin", "Goodfellas", "Fogo contra fogo", fez varias comedias: "We're no angels", "Analize this", "Showtime", "Meet the parents" , "Flawless", "Stardust" e ate romances como "Stanley e Iris" e "Amor `a primeira vista" (ou "Falling in love" no original)

Recomendo entre as comedias dele "Midnight run" e "Meet the parents". O primeiro por ser ao estilo de acao comica de antigamente, com perseguicoes de carros, cheio de contratempos e dois personagens principais que brigam o tempo todo, mas sao obrigados a conviver juntos ate o fim se aturando. O segundo filme gosto pelo personagem de De Niro que eh um ex-agente da Cia, exigente com os pretendentes da filha, as situacoes entre ele o noivo da moca sao as melhores.

Sunday, February 15, 2009

Campanha a favor do uso das celulas-tronco

Nas ferias, assisti a uma entrevista com o Michael J. Fox no programa do 'host' James Lipton, "Inside the actors studio". O ator de varios filmes de sucesso dos anos 80 e da famosa serie de tv "Caras e caretas", nao aparecia mais frequentemente em publico depois que declarou sua saida do "Spin City", seu ultimo show na tv, devido ao mal de parkinson. Michael J. Fox foi o unico convidado no programa que teve que fazer uma pausa pra tomar remedio para aliviar a tremedeira que estava comecando a ficar visivel na frente da camera ao final da sessao de perguntas. Eh um programa longo pra quem depende de remedios para ficar simplesmente sentado normalmente como nos por horas a fio e eh uma visao meio perturbadora, porque ficou bem evidente que a condicao dele tende a piorar uma vez que esta doenca se agrava com a idade e ele nao podera realizar mais nenhuma serie de tv. Ou se o fizer nao passara de uma hora sem ter que parar no meio da filmagem para tomar remedios.

Michael conseguia ainda ficar um bom tempo se controlando, o suficiente pra aparecer em publico ha alguns anos atras sem dar sinais da doenca, agora ja eh possivel notar que ele nao consegue mais ficar com o corpo quieto numa posicao sem espasmos frequentes. Mas mesmo nao podendo trabalhar no que ele evidentemente adorava, ainda eh possivel ve-lo em aparicoes publicas dando declaracoes sobre novas descobertas nas pesquisas para a cura do parkinson, ou em campanhas sobre a doenca. Mesmo assim a aparicao dele provoca polemica pra alguns nao-simpatizantes politicos, principalmente porque Michael J. Fox adere `as campanhas dos candidatos que incentivam os estudos com as celulas-tronco, no que ele tem investido e colocado esperanca para uma possivel cura nao so para ele mesmo, mas em favor de todos os pacientes futuros tambem.

O uso das celulas-tronco gera polemica ainda porque sao celulas derivadas de embrioes humanos. Sao celulas que possuem a capacidade de regeneracao, o que significa que podem regenerar qualquer tecido pois nao possuem uma funcao especifica. As celulas podem ser derivadas de adultos mas ja possuem uma determinada caracteristica para uma funcao especifica num orgao, e podem ser utilizadas em transplantes de orgaos e na reconstituicao celular. Ja eh aplicado em casos de leucemia.
No caso da celula-tronco embrionica ha polemica porque a celula eh utilizada antes de virar um feto. Eticamente, ha controversia no uso dessas celulas para pesquisas. As celulas humanas sao testadas em ratos de laboratorio. Mas cientificamente e clinicamente as possibilidades da celula-tronco sao ilimitadas e poderao servir como tratamento para doencas degenerativas como o parkinson e ate na cura do cancer.

Por causa da etica envolvida nesses procedimentos com celulas-tronco, descobertas de cura para doencas podem nao acontecer a tempo para muitos pacientes. A discussao eh etica, social e se torna politica quando alguns candidatos defendem o metodo e outros nao. E como diz o proprio Michael, os candidatos politicos que possuem ou conhecem alguem com a doenca de parkinson apoiam o uso das celulas-tronco. Ja outros reprovam. Por essas razoes, Michael busca apoiar as campanhas dos candidatos que sao a favor do uso das celulas-tronco em pesquisas medicas. Mas fazendo isso, acaba sendo atacado pela oposicao americana, sendo criticado por estar fazendo uso de sua imagem e influencia para fins politicos. O que eh absurdo.

Depois de ver uma propaganda na tv em que Fox aparecia falando para a camera que apoia o uso de celulas-tronco para pesquisas na luta contra o mal de Parkinson, uma figura dos meios de comunicacao de radio, chamado Rush Limbaugh, o criticou no radio e acabou virando noticia na tv americana pela declaracao infame que fez. No You tube pode-se assistir o noticiario americano mostrando partes das imagens feitas do locutor falando em seu show de radio sobre Michael J. Fox. Limbaugh declarou que Fox "deveria ter vergonha de aparecer sem medicamento no comercial de proposito exagerando ou fingindo a intensidade dos efeitos caracteristicos da doenca para causar uma impressao maior nos espectadores". Enquanto dizia que Michael estava ou sem medicamento ou fingindo sua condicao, as imagens do video mostram o locutor imitando os movimentos do corpo de Michael no programa dele.

Com essa acao Limbaugh so conseguiu causar antipatia pra ele mesmo e chamar mais atencao para a campanha em si, alem de demonstrar que estava desinformado sobre o assunto. O noticiario de tv, entao, informou que os remedios causam `as vezes no paciente que tem parkinson severa imobilidade e dificuldade na fala. Mas segundo o proprio Michael Fox, ele estava sob uma condicao provocada por excesso de remedios na verdade, uma vez que ele nao pode ficar nenhum momento sem medicacao, caso contrario, ele nao eh capaz de ficar concentrado na fala. O uso prolongado de medicacao por anos vai fazendo com que o efeito diminua com o tempo, alem de causar movimentos involuntarios no corpo e na cabeca em pacientes com parkinson, exatamente como se via no comercial. Portanto, sao efeitos relativos ao uso e nao a uma falta de medicacao como foi dito. Fox respondeu `a acusacao apenas dizendo que Limbaugh estava completamente desinformado sobre a condicao dos pacientes com Parkinson e deveria procurar saber mais antes de falar qualquer coisa.

Atacar sem considerar a condicao do outro, isso sim eh que eh vergonhoso!

Vitimas da crise no Japao

Desde o meio do ano passado estavamos sentindo, aqui no Japao, que algumas coisas nao andavam bem. O primeiro sintoma da crise foi o aumento vertiginoso do litro da gasolina. Eu trabalhava pra receber meu salario suado e mais da metade dele parecia ser destinado para pagar meus seguros, minha conta de telefone, a internet e o combustivel e finalmente o que sobrava ia todo em compras no super-mercado.

Mudei de emprego pra um lugar mais proximo para economizar no combustivel. Foi quando o governo conseguiu reduzir o preco da gasolina para incentivar a venda dos carros grandes. O que foi uma percepcao um tanto tardia de um processo que comecava a virar uma enorme bola de neve.

Com o aumento da gasolina, muita coisa mudou. E a queda repentina do preco nos postos nao foi o suficiente pra impedir a crise que veio como um 'taifu', levando inclusive os telhados de alguns cidadaos, tanto brasileiros quanto japoneses.

Os grandes fabricantes de carros como a Toyota comecaram a anunciar cortes nas despesas. Quando nao havia mais onde cortar, a unica solucao foi cortar funcionarios. Muitas das grandes empresas comecaram cortando os funcionarios terceirizados. Os funcionarios das empreiteiras que nao possuem ligacao direta com as fabricas. Muitos sao brasileiros, mas em meio a estes existem os nativos tbm. A imprensa comecou entao a cobrir exaustivamente os sem-teto. Que nao se ve nas cidades pequenas, e sim nas cidades grandes, onde ha mais concentracao de fabricas obviamente.

Em parte, sentiamos que tudo isso era um grande exagero dos noticiarios, ate que a crise comecou a nos atingir. Fui uma das primeiras a sentir a brisa do que viria a se tornar um vendaval. Os que trabalham parte do tempo sao os menos vinculados ao empregador, e os primeiros a serem dispensados. `A principio anunciaram uma queda repentina de servico no ultimo mes do ano de 2008. Sendo que ate o penultimo mes tinha sido estavel, a ponto de duvidarmos sequer que existia tal coisa chamada crise. O cancelamento do pedido de ultima hora foi uma decisao da empresa que distribuia os pedidos. So havia necessidade de terceirizacao enquanto se podia contar com o mercado exterior, razao pela qual se usava da ajuda das fabricas de pequeno porte como uma forma de de dar conta desse mercado. Mas uma vez que a crise estava atingindo principalmente os EUA, anunciaram que para evitar que a empresa principal que fornecia servico `as pequenas nao ficasse sem servico e para que nao precisasse despedir seus proprios funcionarios, teria que ela mesma ficar com os pedidos que nos enviava.

A consequencia do cancelamento dos pedidos foi anunciar uma semana de ferias forcadas para alguns funcionarios em sistema de rodizio que constituia no seguinte: dentro de um grupo de 20, apenas duas pessoas eram dispensadas nos dias mais folgados, para que as outros pudessem trabalhar. Nao era justo e logicamente significava que aquilo era so o comeco do estava por vir. Uma vez que dispensar somente duas pessoas e chamar isso de "revezamento" era o mesmo que indiretamente testar a paciencia destas duas pessoas e esperar que essas duas pessoas fossem naturalmente procurar outro servico. O que em parte funcionou. Mas o quadro so tendia a piorar e diante do crescente agravamento da situacao de falta de servico, o inevitavel era a empreiteira ser cortada primeiro. E isso tambem aconteceu. Mas antes disso, os que ficaram ate o fim, apesar das indiretas, ainda foram convocados a ficar em casa varios dias antes de receberem a corda no pescoco.

Por sorte a empreiteira forneceu uma ajuda adicional pelos ultimos 15 dias em que nao haveria como receber porque a empregadora nao tinha mais como manter seus funcionarios por mais 15 dias. O aviso previo eh, por lei, de um mes. Mas a fabrica quando eh pequena e esta no vermelho, quando lida com estrangeiros raramente cumpre com esse dever.

Tudo isso ilustrou em cores que a crise era real e que a televisao nao estava inventando nada sobre a provavel onda de demissoes em massa de funcionarios das empreiteiras de todo o pais. A Honda seguiu o exemplo da Toyota e mais pessoas foram cortadas, muitas recorreram `as agencias de turismo quando tinham a possibilidade de retornar ao seu pais, mas muitas nao possuem essa opcao.

A solucao esta sendo recorrer a outros setores de trabalho. Os brasileiros estao sendo postos a prova, se sua comodidade de anos nao for vencida esse sera um tipo de peneiramento em que os que conseguirem se adaptar ao mercado de trabalho alternativo for a das fabricas automobilisticas sobreviverao.

Os que nao falarem a lingua nem souberem exercer nenhuma outra atividade a nao ser a de operario, terao suas vidas problematizadas daqui pra frente tambem.