Friday, September 30, 2011

Filme: "Let the right one in"

Ha poucos meses atras, assisti no Japao um chamado 'Morse' (titulo japones) 'Let me in' (em ingles), que eh a historia de um romance entre um menino solitario e uma menina um
tanto diferente, que se revela ser uma vampira. Por ser crianca, ela precisa de um companheiro que a ajude a se alimentar e pra isso vai contar com a ajuda do amigo. Nao vou contar muito porque quero que vcs assistam. Assisti e gostei, talvez porque so depois descobri que a versao que vi era na vdd o remake em ingles do original suico 'Let the right one in' que por sua vez foi baseado no livro de mesmo nome.

A versao suica foi muito aclamada, gracas `a direcao de Tomas Alfredson, diretor tambem suico. A versao inglesa foi criticada por ser um remake desnecessario de um filme que nao precisava ser refeito novamente, mas mesmo assim achei interessante, justamente pelas criticas negativas terem sido antecipadas.

Quem leu o livro diz haver mais diferencas entre filme e o livro como sempre acontece em adaptacoes.

Mas sugiro que os fas de filmes de terror assistam, e nao precisa ser fa de vampiros. Pois antes de ser um filme de vampiro eh uma historia que fala de confianca e lealdade entre duas criancas
solitarias e marginalizadas que comecam a se relacionar de uma maneira muito poetica apesar das cenas de sangue serem fortes. Nesse ponto nao deixa de ser um filme de fantasia e terror. Mas fica muito evidente que o principal elemento do filme eh a historia entre os dois principais protagonistas.

Gostaria que quem assistisse a versao em ingles assistisse tambem a versao original sueca e me dissesse qual gostou mais.

Monday, March 21, 2011

Como realizar um sonho

Num documentario sobre pessoas que fizeram coisas incriveis no Japao, vi o episodio de uma moca que nasceu normal mas que quando estava no carro com sua mae, sofreu um acidente. Um outro automovel em alta velocidade atingiu o carro em que as duas estavam deixando apenas a menina ferida no rosto, enquanto a mae que tinha colocado o cinto minutos antes da batida nao teve maiores traumas. A cicatriz da menina num dos lados do rosto ia da orelha ao queixo.
No quarto de hospital quando estava internada, a menina sempre reparava que a mae dela se culpava muito por nao ter colocado logo o cinto de seguranca nela e vivia triste de ver como ficou o estado da propria filha.
As duas assistiam tv no quarto quando ela reparou que a mae sorria ao ver cenas de nado sincronizado. Neste momento ela teve vontade de ser uma daquelas belas mocas que nadavam e mesmo tempo sorriam enquanto faziam os movimentos na agua. Assim ela poderia fazer a mae sorrir e nao a veria sempre triste.

Logo que teve alta do hospital apos as cirurgias no rosto, elas imediatamente foram procurar um lugar onde pudesse ingressar pras aulas de nado sincronizado. Ela quase desistiu porque nao sabia nem nadar, e as outras meninas ja estavam bem mais adiantadas e treinadas.
Para comecar ficou meses so apoiando-se nas beiradas da piscina aprendendo respiracao e o nado basico, sem muito sucesso. Mas com esforco aprendeu a nadar e quando pode finalmente treinar ao lado das outras companheiras, ela que nao se sentia muito vaidosa ja por causa das cicatrizes, passou a se preocupar com um outro detalhe nas aulas de nado sincronizado: a professora sempre pedia para sorrir no fim dos movimentos. E isso era dificil pra ela pelos cortes que afetaram os musculos que controlam a expressao no rosto.

So que mesmo com as piadas dos colegas na escola, com as dificuldades em sorrir na aulas de nado, e com a mae dizendo para ele parar de frequentar as aulas, ela passou a treinar em casa todo dia o sorriso em frente ao espelho. E de tanto treinar e ouvir a professora dizer sorria, ela conseguiu sorrir, e se tornou uma nadadora de sincro porque disciplina a ela nao faltava.
Em seguida ela foi prestar exames para ingressar no time olimpico. E foi aceita!
Ela nao so passou de primeira no teste como conseguiu fazer parte da equipe nas Olimpiadas. E ate hoje participa nas Olimpiadas de nado sincronizado pelo Japao.

Durante o documentario, ela foi perguntada como fez para conseguir tudo isso, qual era o segredo dela. E ela explicou que como ela tinha um sonho a realizar, escrevia tudo num caderninho, qual era o sonho dela, e todos os obstaculos que ela se deparava eram como um dos objetivos a serem superados para atingir esse sonho. Um por um ela ia tracando objetivos pra chegar mais perto de onde ela queria ir e conforme conquistava um desses objetivos ia riscando no caderno e tracando os novos objetivos ate que alcancou o que queria.

Depois de ve-la, mesma adulta, com aquela cicatriz na lateral do rosto, nadando, realizada e sorrindo, cheguei `a conclusao mesmo de que todos os sonhos sao realizaveis!

Saturday, March 12, 2011

Tsunami do dia 11/03/2011

Essa foi a primeira vez q deu um tsunami desde que eu vim pro Japao, mas ja era previsto pela sismologia daqui, so nao se sabia quando exatamente viria.

Em Mie ken, onde moro, apenas sentimos um terremoto diferente das outras vezes. Como se o chao estivesse deslizando pros lados. Eu tava trabalhando de tarde quando sentimos todos um mal estar parecido com enjoo de navio. Foi bem sutil e prolongado, achei que estava com tontura.
Depois reparamos q as luminarias balancavam e so podia ser terremoto. Foi uma sensacao diferente de quando trepida forte e ja acaba logo como o usual a que estamos habituados, com menos intensidade.

Chegando em casa minha amiga ligou preocupada porque eu nao atendia o telefone e ela disse q na tv tava dando que foi terremoto de 7 pontos em Miyazaki que pela escala japonesa eh bem forte igualando-se ao de Kobe. Nem acreditei, porque o meu marido tava em casa dormindo e nem acordou.

Liguei a tv e so falava de Tsunami, terremoto, destruicao. Os japoneses sao muito calmos nessas horas, ate demais, eles correm pros abrigos e tentam se proteger como em caso de terremotos, os reporteres ate ficam filmando e fazendo reportagem durante um abalo de 7 pontos desses dentro do escritorio como se o trabalho fosse mais mais importante que a vida deles. Quando numa hora dessas a primeira coisa que vem na cabeca da pessoa na verdade eh sair correndo pra fora de um predio para se salvar..

Mas como as construcoes daqui sao resistentes a tremores, o problema maior nem foram os predios, foram as casas pequenas e construcoes proximas ao mar, usinas, e grandes depositos com substancias inflamaveis que pegaram fogo. Mesmo que o epicentro nao tenha sido no continente, e sim no mar, proximo ao continente, o tremor foi forte ao Norte do Japao. Logo q ocorreu o terremoto as ambulancias, bombeiros, e policia ja comecaram a circular pelas ruas e foi dado o alerta nos locais pelo que vi na tv.

O povo nem teve tempo de juntar a familia e pertences, sairam correndo sem nada nas maos pros abrigos, porque um minuto antes do tsunami foi soado o alerta. Nos abrigos ha no momento muitos desabrigados e feridos, sem alimento, sem roupa de frio, sem telefone pra se comunicar porque nada funciona agora, a destruicao foi tao grande q nem comecaram ainda a calcular, eh barro e refugo pra todo lado, e ja teve outro terremoto grande de 6 pontos em Nagano e em outra cidade proxima q pode ser relacionado ao tsunami de ontem.

Estao pedindo alimentos, cobertores, roupas, aquecedor, combustivel, etc, pois esta nevando la no norte ainda pra piorar a situacao dos desabrigados. Alguns disseram que passaram o dia com 1 bolinho de arroz um copo de agua e meio pao, porque nem trens nem carros estao podendo chegar direito na localidade do desastre. So helicopteros de resgate e de reportagem.

Continua frio mesmo aqui no Sul, e la no Norte entao, a temperatura foi abaixo de zero ontem e hj. Muitas pessoas estavam molhadas e sujas, e obvio q nao tem troca de roupa nem sapatos. Os abrigos sao em sua maioria escolas e quadras de esportes. Nao ha luz, gas, agua nos locais afetados.E faltam banheiros pra tante gente.

Muitas casas foram arrastadas e destruidas por completo, ate navios e carros se ve entre as casas, pra ver o tamanho da forca da onda que veio que sem exagero pode ter chegado a 10 metros.

Estao agora fazendo buscas entre os destrocos e recolhendo pessoas que se abrigaram dentro das casas q ficaram de pe, dentro de trens, dentro de carros que foram arrastados pela mare.

Nem tive vontade de sair hj de casa fiquei so vendo os noticiarios.
Apesar de nao poder fazer nada, fico rezando pra nao ter muitos feridos e mortos.

Monday, October 18, 2010

Uma mudanca alimentar

Ja disse uma vez aqui que sou simpatizante por uma dieta alimentar saudavel a moda japonesa, mas que nao sou vegetariana. Tive um amigo que se tornou vegetariano por ser amante dos animais e por ver que muitos artistas e alguns de seus idolos famosos eram adeptos do veganismo, uma forma mais radical de vegetarianismo em que nao so nao se come animais como tbm se adota uma postura de total recusa em usar qualquer produto de origem animal. Para isso eh preciso saber bem o que se esta fazendo para nao ficar com uma dieta deficiente em alguma substancia necessaria ao corpo. E eh preciso pensar varias receitas que nao so sejam saudaveis como tbm gostosas.

Este amigo que nao citarei o nome, era de certa forma obcecado em animais. Eu achava ate graca nisso porque ele via muitas semelhancas nas atitudes dos animais e dos homens nas situacoes mais triviais. E vivia fazendo comparacoes quando algum homem agia como o garanhao perto das mulheres por exemplo, como se fosse o macho alfa da matilha, dizia que eh porque os machos na natureza que possuem o status superior sobre outros machos em forca ou valentia ou mesmo em idade se vem compelidos a "cuidar" de todas as femeas dos arredores de seu territorio, rs. Quando uma mulher e um homem conversavam, logo vinha outra comparacao entre as atitudes dos "machos e das femeas", isso entre os humanos chama-se metodo de leitura atraves de gestos corporais, sendo que ambos agem inconscientemente no intuito de atrair um ao outro como no ato de corte animal,  pois possuem o mesmo instinto animal da procriacao.
Em tudo isso eu via certa logica, e vejo ate hoje. Ate porque em outros aspectos tbm o homem eh semelhante aos animais e vice versa, mesmo em inteligencia, alguns animais podem nos surpreender. E ouvindo todas essas coisas interessantes, o que se acaba por concluir eh que nao adianta apenas cultivar tamanha admiracao pelos animais se ainda permanecermos nos alimentando deles. Uma das coisas que mais me convence eh que se prestarmos atencao nas semelhancas que temos com os animais em termos alimentares, de constituicao fisica e de comportamento, veremos q podemos mudar nossos habitos alimentares tbm.

Meu amigo disse que parou de tomar leite porque nosso organismo humano na verdade nao necessita de leite animal, e que isso na verdade deveria nos causar ate mal. Vendo meus porquinhos da india agora, passei a concordar com a teoria, porque vi tres filhotes nascerem dentro de casa. Por tres semanas, eles tomaram leite materno, e logo q se desenvolveram e se tornaram adultos com meras 3 semanas, pararam de tomar o leite da mae e passaram a comer alimentos solidos e a tomar agua. Ou seja, porque nos tbm nao paramos de tomar leite assim que desmamamos? Pode parecer uma pergunta boba, mas se for pelo calcio, ha calcio suficiente em outros alimentos. Ou seja, cheguei a conclusao q se eles nao morrem, nos tbm nao morremos sem leite, entao decidi fazer uma mudanca alimentar.

Comecando pela eliminacao do leite e carnes de vaca e porco. Pois a intencao nao eh virar vegetariana e sim deixar de ter problemas intestinais e de circulacao sanguinea. Sim, a carne causa problemas diversos para mim pelo menos em termos de constipacao, e a gordura tbm dificulta a circulacao sanguinea, isso eh sabido muito bem pelos doentes cardiacos. Entao nao eh absurdo nenhum dizer que deixar de comer carne melhora a minha saude pelo menos, e com certeza nao so a minha, mas nao me considero vegetariana porque continuo comendo ovos, frango, peixes e frutos do mar. O ponto eh que percebo melhoras no funcionamento do meu corpo quando nao como certos alimentos. Assim como percebi que minha condicao de figado melhorou depois que sai do Brasil e passei a nao comer os alimentos pesados da cozinha brasileira que basicamente se constituem em carne (com muita gordura) para aderir aos pratos leves japoneses mais a base de peixe e frutos do mar, ao que me adaptei melhor. Se isso significa estar tomando uma postura politicamente correta, parecida com a vegetariana, entao que seja... sempre odiei rotulos mesmo. Acho melhor ser indefinida do que ser como aqueles que se tornam vegetarianos so pra dizer que se preocupam com os animais.

Wednesday, September 29, 2010

Disney e a Maçonaria

Eu estava pesquisando sobre mensagens subliminares que se encontra muito em comerciais. e achei no you tube um video dizendo que a Disney usava e usa esse recurso tbm. Alias o video eh mais sobre Walt Disney. 
Mensagens subliminares sao aquelas q sao inseridas disfarcadamente ao fundo rapidamente para que quem assiste fique com essas imagens no subconsciente, o que alias eh proibido por lei porque essas sugestoes sao semelhantes a lavagem cerebral dependendo do conteudo inserido na mensagem.
A informaçao sobre Walt Disney no video nao eh suficiente o bastante para se considerar o video confiavel, pois as unicas fontes usadas foram wikipedia e arquivos de desenhos antigos, segundo o autor do video. Esta em ingles, mas caso nao entenda, o autor do video sugere q Walt Disney era um "freemason" ou maçon do ritual escoces, de ordem 33, ou seja, membro de posto mais elevado da maçonaria, o que significa que so os homens q possuem influencia e fizeram alguma contribuiçao para a sociedade q podem ser eleitos a este posto. 
Com isso, o video sugere que como Walt Disney era maçonico, ele pos varias mensagens subliminares propositalmente nas suas animaçoes a fim de impor suas crenças atraves de imagens sugestivas. Algumas imagens citadas que aparecem disfarçadas nos desenhos sugerem, segundo o autor do video, ideologia racista, pedofilia, magia, bruxaria, outras imagens sao mais claras e incluem imagens falicas ou sugerem sexo, outras sao simbolicas ou reverenciam deuses do sexo (que segundo ele sao adorados pelos macons) outras sao imagens de piramides, o olho q tudo ve. Enfim, todas essas imagens estao realmente la como podemos verificar assistindo os desenhos da Disney, mas nao eh certeza que foram usadas com a intencao anunciada pelo narrador que fez uso disso para criar uma imagem estereotipada e maligna dos macons  que nem sequer diz respeito `a verdadeira finalidade da maconaria pelo que me informei com pessoas q ja percenteram a essa ordem.

A questao que fica eh se isso nao foi feito simplesmente porque eh um produto americano e para efeito de consumo dirigido ate mesmo aos adultos. Tem-se que considerar que para vender os produtos da Disney em varios paises eh preciso usar imagens do conhecimento universal. Pois cada uma das imagens mostradas sao encontradas ou na mitologia, ou nas historias do oriente. Mas se for uma forma de referencia aos ritos maçonicos, entao o video esta insinuando que os macons realizam rituais satanicos, o que eh um absurdo... que estes homens geralmente se encontram no poder e estao infiltrados entre as maiores e bem sucedidas organizaçoes mundiais disso nos sabemos, e a Disney domina praticamente o mundo no setor de entretenimento, animaçao e filmes infantis, eh facil notar o alcance que isso tem e as implicaçoes de se ter uma industria cinematografica tao poderosa promovendo idealismo, mas quem garante q com isso a Disney conseguiu liderar o ramo e eliminar todas as concorrentes como afirma o autor do video? Nao creio nisso nem em termos de conspiracao nem em termos de estrategia para promover uma dominaçao de mercado. Mas tbm nao consigo pensar que essas imagens todas foram colocadas ao acaso, acredito que sao imagens que se identificam com o inconsciente geral das pessoas.
Nao creio tbm que isso seja tao maligno a ponto de desvirtuar criancinhas, talvez a problematica esteja na cabeça dos adultos que veem maldade demais nessas coisas. Porque se for ver por esse angulo, os animes japoneses sao mais polemicos que os da Disney, apesar de nao usarem as subliminares... frequentemente abordam assuntos pesados onde a morte e a violencia sao bem mais comuns de se ver comparando com os desenhos do ocidente. E considerando que o indice de suicidios no Japao eh uma das maiores do mundo, e os japoneses ainda assim assistem tantos seriados de tv policiais, de suspense e sobre assassinatos, filmes de terror dos mais variados, as animacoes da Disney soam ate inocentes.. 
Eh bem uma encucaçao americana, doida por conspiraçoes, por historias de sociedades secretas no poder, dominaçao mundial atraves de comerciais, filmes e desenhos. 

Friday, September 24, 2010

Uma ironia grande

Frequentemente, quando escuto musica depois de voltar do servico, eh pra relaxar, entao procuro musicas que nunca ouvi de varios paises por curiosidade, portuguesas, indianas, algumas musicas latinas no you tube. E entre uma Malaguena Salerosa e uma salsa da vida, tinha la algo nostalgico - os videos do Menudo! E como fui crianca na decada de oitenta, claro q fui fa, se bem q nao era bem deles, na verdade, eu era fa do Robby so, lembra mae? kkkk

Nao era uma daquelas fas histericas, mas enfim, pelo que me lembro gostava de ouvir as musicas que o Robby cantava pelo timbre de voz dele, pois achava q combinava com as musicas lentas. As outras musicas achava bobinhas demais, meu senso critico virginiano ja nao me permitia gostar de tudo tbm ne, mesmo com aquela idade de gostar destas coisas pop. Mas quem se lembra dos anos 80 sabe como foi uma epoca ingenua, se bem que divertida.

Parei pra ver se eu lembrava de alguma musica que o Robby cantava, meio q com aquele sentimento de medo e vergonha, pq se eu escutasse agora e achasse ruim, ia me odiar por ter gostado uma vez daquilo,  mas fiquei pasma quando escutei "If you're not here" ou "Se tu nao estas" em portugues, pois mesmo com ouvidos mais criticos (que so consegue ter quem nao eh fa) reparei q a musica eh boa nao pra se escutar hj em dia, mas por ser teen na epoca, e porque ele, Rob (que tinha 14/15 anos) era afinado mesmo em tenra idade, acho q o mais afinado de todos os menudos, e pq ainda cantava em portugues e ingles tbm a mesma musica. Dai que so de ver esse clipe lembrei porque gostava de ouvir aquele passarinho cantando, da uma escutada pra ver do q eu to falando:http://www.youtube.com/watch?v=9vGsvvzBHl0

Entao, pensei logo, se alguem entre os 5 deveria ter continuado com a carreira de cantor solo era ele, e nao o outro, o tal de Ricky Martin... Mas enfim, depois de tres anos que eles se separaram, tinha ate esquecido q eles existiram um dia. Depois so ouvi falar do Ricky Martin solo em toda parte, que foi tbm um ex-menudo, e parece que teve seu auge por pouco tempo, estourou pelo mundo com alguns hits que fez ate cantor japones cantar versao em japones de algumas destas musicas. E quando a febre Ricky Martin acabou, ouvi fofocas que o Ricky depois que desistiu do estrelato comecou a viajar pelo mundo salvando criancas das ruas e estava fazendo campanhas contra a escravidao e prostituicao de criancas. Depois que baixou a poeira anunciou ser homossexual.

Com a conviccao de que quem tem talento continua na ativa, procurei pelo nome Robby, mas so descobri videos de programas de auditorio no Brasil, e clipes antigos. Mas tbm havia um video de entrevistas no you tube de um tal de Robi Draco Rosa no programa de entrevistas do Jo Soares. Pra meu espanto, esse Robi Draco Rosa eh o ex-menudo... que cantava com voz fininha, mas agora que ta mais maduro, mudou a aparencia, mudou o nome, o estilo dele eh mais pra blues, rock romantico, nada de teen pop. O cara pos um monte de tatoos no corpo e como eu previa, continuou cantando claro, e ele eh muito mais musico do que eu imaginava, alem de compositor. Aprendeu a tocar seus instrumentos e apesar da voz ter engrossado, continua afinado so q agora com tom mais jazzistico, enfim, virou profissional faz tempo.

So q Robi nao fez o sucesso mundial imediato q o ex-companheiro menudo Ricky fez, pq ficou um tempo no anonimato, fez um filme aqui, lancou uma cancao ali, sendo q ele era o produtor e compositor anonimo das cancoes do Ricky Martin. Que todo mundo idolatrava no Brasil e pelo mundo. Imagine a frustracao de Robi, de saber q outro tava fazendo tanto sucesso com suas composicoes sem sequer ser mencionado... Nao teve o reconhecimento devido na epoca porque nao quis por seu nome verdadeiro nos creditos e ainda teve que ver Ricky Martin vendendo horrores la fora, ate aparecendo na Copa com uma musica "La Copa de la vida", tbm escrita por Robi. Se arrependimento matasse...

Se vc olhar os videos no you tube sob o nome Robi Draco Rosa, vera q o verdadeiro genio por detras do Ricky era Robi mesmo. Esse sim, nao vive sem musica, esse sim canta muito. Na entrevista do Jo, ele deu varias palhas com e sem o violao. Pois agora o cara tem banda, faz varios shows, lancou varios cds ja, adora o Brasil, e nao perdeu nem um pouco o charme dele, apesar da barba... pois acho q ele, como Jim Morrison, sentiu um preconceito com relacao a sua boa aparencia quando foi pra carreira solo, pois fica a disfarcar o rosto com barba hj em dia pra que nao digam que o sucesso de sua musica se deve so ao rosto bonito, que agrada somente as mulheres. Bem, agrada as mulheres principalmente claro, mas tbm agrada os ouvidos de muita gente porque ganhou algumas indicacoes e premios Grammy por cancoes como "Mas y mas", e por seu trabalho como produtor  e compositor das musicas de Ricky..
O cara sobreviveu, como eu imaginava!

Pra ver parte da entrevista de Robi no Jo Soares clique no titulo acima!

Sunday, September 12, 2010

Prefiro nao ter filhos

No Japao, quando um casal eh recem casado, espera-se que eles logo facam filhos. A familia de ambas as partes e a sociedade tbm incentiva a geracao de herdeiros. Numa sociedade onde a maioria dos habitantes eh idosa, isso eh compreensivel e pela exigencia de mercado, que necessita de jovens para trabalhar. Eh comum ver casais hj em dia com tres filhos ou dois. Mas ha muitos tbm que optam por nao ter. E eu sou uma que fez essa escolha.

So que muitas vezes percebo que quando converso com pessoas desconhecidas o primeiro assunto que surge eh se eu sou casada e em seguida se tenho filhos. Quando digo que nao tenho o assunto morre ai (como se a proxima pergunta ficasse meio que implicita) porque `a primeira conversa nao se pergunta quais sao os motivos pra um casal nao ter tido filhos. Mas sempre fico com a impressao de que a duvida que paira na mente das pessoas eh se nao tenho pq nao posso ou se nao tenho ainda pq farei depois. Dai vem a proxima pergunta - ha quanto tempo sou casada. Quando digo que faz 10 anos, dai disfarcadamente me perguntam se nao vou fazer filhos ainda, como se fosse algo obrigatorio. Ou o unico objetivo da vida de uma mulher.

Se no Japao tivesse tantas criancas de rua quanto no Brasil, talvez eu pensasse em adotar antes de ter um meu. Pq nao faco questao de gerar e pq penso nas questoes sociais. Mas como nao eh uma escolha que faz sozinha, isso tbm seria complicado.

Vejo que a preocupacao de muitos eh na maioria dos casos com o futuro, diga-se com a velhice.
Quem ira cuidar desta idosa? E se um dos dois morrer antes? Isso ocorrera certamente. Mas acho que a principal questao eh que como nao tenho bens pra deixar, nao quero filhos so pra que  estes cuidem de mim quando eu estiver velha... em alguns casos podem nem ter como faze-lo tbm.

Nos dias que estou de bom humor pra responder eu ate tento explicar que prefiro ser livre de responsabilidades com criancas, mas no dias que nao estou pra conversa as vezes confesso que respondo coisas diferentes pra diferentes pessoas pra nao cair na rotina.

Pode ser que eu me arrependa como alguns dizem, mas tbm sou livre pra fazer minhas escolhas.
Pode nao ser a melhor escolha para o julgamento de muitos, mas quando vejo o tipo de criacao que as criancas brasileiras estao recebendo no Japao, fico convencida de que se estes pais tiveram filhos pra nao pensar no futuro deles, entao eu que nao fiz, ainda estou percebendo mais a situacao social do que eles que so fizeram provavelmente pensando em si mesmos.